
O município de Cacoal (RO), sediou neste final de semana o Segundo Encontro Regional de Apicultores e Meliponicultores, evento que reuniu produtores, instituições públicas, pesquisadores e representantes do setor produtivo com o objetivo de fortalecer a cadeia do mel em Rondônia e ampliar o debate sobre sustentabilidade, preservação ambiental e desenvolvimento econômico.
Durante o encontro, representantes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) destacaram a importância da atuação conjunta entre os órgãos de defesa sanitária e os produtores rurais, especialmente no combate e prevenção de doenças que podem comprometer colônias inteiras de abelhas.
Segundo os técnicos da agência, o trabalho de orientação é fundamental para evitar prejuízos significativos à produção apícola e meliponícola no estado.
“É muito importante o IDARON fazer parte desse segundo encontro regional de apicultores e meliponicultores, porque junto com a produção animal também anda o serviço de defesa. Atuamos em doenças de notificação obrigatória, doenças que podem causar mortalidade total de uma colônia ou perdas significativas”, destacou um dos representantes da agência.

O evento também reforçou a necessidade de união entre diferentes setores para estruturar e fortalecer toda a cadeia produtiva do mel em Rondônia, desde a produção primária até o beneficiamento e comercialização.
Os participantes defenderam parcerias entre instituições de ensino, pesquisa, crédito rural, órgãos públicos e produtores para impulsionar o crescimento sustentável da atividade no estado.
“É impossível dar conta sozinho. É importante a parceria com instituições de ensino, pesquisa, crédito e todos os setores organizados para fazer a apicultura e a meliponicultura acontecerem em Rondônia”, ressaltou um dos organizadores.
Outro ponto debatido durante o encontro foi a importância da atividade apícola como ferramenta de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Lideranças presentes enfatizaram que a produção de mel está diretamente ligada à conservação ambiental e à manutenção dos ecossistemas.
Além disso, produtores indígenas também participaram do encontro e destacaram a relevância da troca de experiências sobre manejo, comercialização e proteção ambiental.

“Esse encontro está sendo muito produtivo sobre manejo, comercialização e, ao mesmo tempo, proteção do meio ambiente. Isso é muito importante para o produtor indígena”, afirmou um dos participantes.
O encontro consolidou Cacoal como uma das referências regionais no fortalecimento da cadeia produtiva do mel e no debate sobre sustentabilidade e preservação ambiental em Rondônia.
Nelson Salles da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!