O presidente Jair Bolsonaro confirmou que vai participar do evento que marca a chegada das águas da transposição do rio São Francisco ao Rio Grande do Norte, em 9 de fevereiro. A barragem de Boa Vista, localizada em São José de Piranhas, na Paraíba, teve as comportas abertas para liberação da água na sexta-feira (21).
“No próximo dia 9 de fevereiro, lá estarei. Obrigado, meu Nordeste”, escreveu Bolsonaro em uma postagem que acompanha um vídeo do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O ministro estará com o presidente no evento, e já sinalizou a intenção de disputar o governo do estado potiguar nas próximas eleições.
Com a abertura das comportas em Boa Vista, a barragem de Caiçara, também na Paraíba, deverá ter seu enchimento completo até esta segunda-feira (24), liberando água para a barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB), que atenderá 61.400 pessoas. Na sequência, as águas do Velho Chico seguirão para o Rio Grande do Norte, com previsão de chegada no mês de fevereiro.
– Água no Rio Grande do Norte.
– No próximo dia 09/fevereiro lá estarei.
– Obrigado meu Nordeste.
– Pres Jair Bolsonaro.– @mdregional_br @rogeriosmarinho @govbr @secomvc @govbrazil pic.twitter.com/Y4Nbg6t0dy
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 23, 2022
A estrutura da barragem Boa Vista é a maior do gênero de toda a transposição, com capacidade de armazenamento de 260 milhões de metros cúbicos. Foram investidos R$ 270 milhões na obra, que tem 900 metros de extensão e faz parte do eixo norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Lançado em 2007, no governo do ex-presidente Lula, o último trecho de canal do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Ávidos, foi inaugurado em outubro de 2021, em evento com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
Hellen Leite, do R7, em Brasília