O deputado estadual Jean Mendonça, que ficou suplente pelo Podemos com 9.005 votos nas últimas eleições e que agora é do PL, assumiu vaga na Assembleia Legislativa de Rondônia no ano passado e já está buscando aumentar sua votação, nos municípios vizinhos.
De olho nas eleições desse ano, o deputado que já foi vereador e prefeito em Pimenta Bueno (RO) Polo Têxtil de Rondônia, tentou reeleição, mas foi derrotado por Juliana Roque, que devido a fraudes, foi cassada pela justiça e deixou o cargo em vacância, sendo necessária a realização de novas eleições.
Jean Mendonça é irmão do ex-vereador e ex-deputado estadual Kaká Mendonça, que também tem problemas com a justiça por causa de corrupção durante seu mandato.
Ainda com esses problemas na justiça, inclusive são processos que tramitam sem segredo de justiça, ambos têm expressão na região, ou seja, os chamados votos de cabresto. A família poderia ser uma das mais expressivas lideranças políticas da região, não fossem os problemas de Kaká Mendonça com a justiça.
Recentemente uma imagem de Jean Mendonça foi divulgada em grupos de WhatsApp de Espigão do Oeste (RO), mostrando o parlamentar na zona rural do município, acompanhado de duas lideranças políticas da região.
O problema, segundo uma fonte do jornal eletrônico O Minuto Notícia, é que as “lideranças e a companhia de um ex-assessor de um outro parlamentar”, só estariam trazendo problemas para Jean Mendonça aumentar esses votos.
Segundo a boca-miúda, o parlamentar corre o sério risco de perder votos na cidade. Em 2018, Jean Mendonça foi o escolhido de 578 espigoenses. Um dos seus supostos ajudadores, também foi candidato naquele ano e teria tirado menos votos que ele, na sua própria cidade. Que ajuda enh?!
Nelson Salim Salles