Treze dos quinze vereadores jaruenses foram criticados pela sociedade e pela imprensa, quase que de maneira geral, após constatação através do Portal da Transparência no site da Câmara Municipal de Vereadores, que já foram gastos um montante superior a R$ 280 mil, nos primeiros cinco meses de 2022.
Apenas dois parlamentares jaruenses não pegaram diárias em 2022. São eles: o presidente da câmara Dr. Luís do Hospital (MDB) e o vereador Amarelinho (PSDB). Esses não usaram o recurso que é legal, mas quando utilizado de maneira abusiva, passa ser imoral, pelo menos.
Os apresentadores Nelson Salim Salles e Roni Freitas, que são âncoras de programas jornalísticos no rádio, internet e TV local, chamaram seus respectivos públicos para participar dos seus programas e não deu outra. Cem por cento dos participantes não concorda com as diárias, especialmente da maneira como os vereadores vem usando.
Se continua nessa toada, com tantas viagens, tantos gastos, os vereadores chegarão ao final de 2022, próximos de R$ 500 mil reais, ou seja, meio milhão de reais em diárias.
Abaixo, o programa apresentado por Roni Freitas, na emissora Plan FM 94,9 Mhz. Roni detalha as diárias dos 13 vereadores a partir dos 19:08 de programa no Facebook. Acompanhe clicando aqui:
Um vídeo do apresentador de programas no rádio e interinamente na TV, Nelson Salim Salles, também está circulando na internet. O vídeo mostra o comentário do apresentador que ao que parece, ficou irado com a falta de compromisso com o erário, por partes de alguns vereadores. Assista: