A Comissão da Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal (RO), que investiga o desvio de combustíveis da prefeitura do município, teria confirmado através de relatório com mais de 500 páginas, que houve realmente crime.
A comissão quer agora esclarecer quem seriam os envolvidos no esquema criminoso. Conforme a informação, ex-funcionários da prefeitura – comissionados – estariam envolvidos no desvio.
Na confirmação, um dos parlamentares integrantes confirmou que foi pedido pela comissão e a prefeitura encaminhou para o relator um processo administrativo com mais de 500 páginas.
Ainda de acordo com esse vereador, o relatório evidência a participação de ex-funcionários públicos. O esquema ainda não foi totalmente esclarecido, mas o vereador disse que está confirmado o desvio.
Polícia Civil no caso
Quem também investiga se há realmente desvio de combustíveis na prefeitura de Cacoal, é a Polícia Civil. Mandados de busca e apreensão nas residências e até em postos de combustíveis do município, já teriam sido cumpridos.
Com um mês apenas a frente da apuração, a comissão confirmou que seguirá pelos próximos 60 dias investigando, já que são 90 dias o prazo estipulado.
Conforme a Justiça, os investigados já assumiram a participação no esquema, que utilizava cartões de abastecimento de veículos inativos nos pátios públicos. Os postos de combustíveis envolvidos no esquema, repassavam parte do dinheiro para os envolvidos, informou a comissão.
Uma informação importante que veio de um membro da comissão, mas seria da Polícia Civil, é que os desvios seriam nas secretarias municipais de saúde e educação.
O prefeito Adaílton Fúria (PSD) disse que tem um relatório em mãos.