Em novembro de 2023, acontece em Ilhéus (BA), a Cerimônia de Premiação do 5º Concurso Nacional de Cacau Especial, Sustentabilidade e Qualidade.
Nesta edição, quatro produtores de Rondônia estão entre os finalistas e disputam o título de melhor cacau do Brasil, em duas modalidades: Varietal e Blend/Mistura.
Os quatro produtores finalistas, enviaram cinco amostras, que foram inscritas nas duas categorias. Eles são dos municípios de Colorado do Oeste (RO), Nova União (RO), Jaru (RO) e Cacoal (RO).
De acordo com Marcileide Zirondi, que é analista do Sebrae e gestora do Projeto do Cacau em Rondônia, o Concurso Nacional de Cacau Especial, tem o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau por todo o Brasil.
Ainda conforme Zironde, haverá divulgação do fruto a partir dos chocolates especiais, que deverá promover o segmento em todo o país e até fora do Brasil.
“Nossa expectativa é que com a melhoria do produto em Rondônia, as lavouras que já vem crescendo a cada ano, melhorem ainda mais a qualidade das amêndoas, o que deverá levar mais produtores rondonienses a participar da principal premiação do cacau brasileiro”, disse Marcileide Zironde.
Ainda conforme a gestora, os produtores rurais e empreendedores rondonienses estão fazendo o dever de casa, para qualificar a sua produção, com a incorporação de boas práticas de manejo e também agrupando inovação e design aos produtos derivados do cacau.
Os produtores de Rondônia mais uma vez se destacam como finalistas nesta premiação nacional, demonstrando que a retomada da cacauícultura no estado de Rondônia, passa a oferecer produtos de qualidade, agregando valor e assim remunerando melhor os empreendedores rurais.