No último trimestre de 2023, a Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste (RO) tomou uma decisão significativa para o cenário político local ao aprovar um projeto de Lei que aumenta o número de cadeiras de vereadores de nove para 11. A medida tem como objetivo expandir a representação legislativa e promover uma maior participação no processo decisório municipal.
A inclusão de duas novas vagas implica não apenas em uma ampliação no número de representantes, mas também em novas responsabilidades e desafios para a Câmara Municipal. Além dos dois parlamentares adicionais, será necessário dispor de assessoria, novos gabinetes e enfrentar os custos relacionados à implantação dessas mudanças estruturais.
No mesmo contexto, outro ponto de grande repercussão foi a aprovação de um projeto que elevou significativamente os salários dos vereadores do município. Em uma votação que não contou com consulta pública, os parlamentares aprovaram, em duas sessões, um aumento substancial. O salário, que anteriormente era de R$ 5.500,00 (cinco mil e duzentos reais), agora atinge R$ 10.000,00 (dez mil reais).