Nesta quinta-feira (29), o dia começa com muitas nuvens em toda Rondônia. Pancadas de chuva na microrregião de Porto Velho e chuva isolada em Guajará-Mirim e Ariquemes.
Durante a tarde e à noite, as fortes chuvas atingem todo o estado. Apenas nas microrregiões de Cacoal, Vilhena e Colorado do Oeste, não são esperadas trovoadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para perigo de chuvas fortes e ventos intensos em toda Rondônia, atingindo municípios como Cerejeiras, São Miguel do Guaporé e Ji-Paraná.
A temperatura mínima fica em torno de 21°C, em Vilhena, e a máxima prevista é de 33ºC, também em Vilhena. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 95%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Imagens indicam que chuvas no Acre podem ter “movido” bairro brasileiro para território da Bolívia;
Cidade símbolo da tragédia no Acre, a cidade de Brasileia assiste a cenas impressionantes e inéditas enquanto o nível de água sobe. Os rios já subiram 15,58 metros, superando todas as maiores marcas históricas. Enquanto isso, contra a correnteza, um barco tentava levar 27 pessoas, a maior parte delas de idosos, até as sessões de hemodiálise, já que 12 dos 14 bairros foram alagados. As informações são dos governos estadual e municipal.
No bairro de Leonardo Barbosa, nos fundos da cidade, a única rua de acesso também foi engolida pela água e as imagens da erosão indicam que o bairro pode ter ficado anexado ao território da Bolívia. A prefeita Fernanda Hassem disse à CNN que só terá certeza quando a água baixar, mas que tudo indica que o cenário seja este.
As 186 pessoas da comunidade indígena dos Jambinaua tiveram que deixar suas casas e serem acolhidas em um abrigo municipal. O local onde eles viviam é uma das fronteiras terrestres do Brasil com a Bolívia.