Um veículo Volkswagen, modelo Kombi, da prefeitura de Ouro Preto do Oeste (RO), pegou fogo na marginal da BR-364, no início da tarde desta terça-feira, 5 de março.
Segundo informações divulgadas por um canal de imprensa local, um galão contendo gasolina, teria derramado enquanto o veículo realizava uma conversão. O liquido inflamável atingiu a estrutura quente do motor, provocando a destruição do veículo.
Conforme o site que divulgou a informação, seis servidores do município estavam no veículo no momento do incêndio. Alguns teriam ficado “chamuscados” pela ação do fogo, que tomou o veículo rapidamente.
O transporte de combustível em galões em carros e motos é proibido. O artigo 3 da resolução nº 26 do Conselho Nacional de Trânsito (CoNTran) proíbe o transporte de produtos considerados perigosos, conforme legislação específica.
Além da multa, que pode variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, aplicada aos postos revendedores que desrespeitam essa norma, essas regras existem com o objetivo de evitar acidentes.
Muitos acidentes e atentados que envolvem incêndios estão relacionados ao uso indevido de combustíveis inflamáveis, como a gasolina ou o diesel quando estes ficam sujeitos às altas temperaturas ou pressões.
Outro ponto muito importante é que o vazamento de combustíveis, dependendo do local em que ocorrer, pode ser enquadrado como crime ambiental e o responsável pode ser punido na esfera cível e penal, com multas tão altas quanto as aplicadas aos postos.