Rondônia, 25 de novembro de 2024
O Minuto Notícia ×

Incêndios destruiu vários hectares de pastagens e de vegetação nativa na zona rural de Cacoal, RO

População gravou ação devastadora dos incêndios, especialmente nas Linhas 11 e 12. Um incêndio criminoso também foi filmado.

Autor:
As primeiras informações, são de que o fogo destruí cercas, currais e até uma residência, numa propriedade rural

A tarde/noite do domingo, 25 de agosto, foi de desolação para moradores de algumas propriedades nas Linhas 11 e 12, na zona rural de Cacoal (RO), por causa da quantidade de incêndios registrados em vegetação nativa e também pastagens.

As primeiras informações, são de que o fogo destruí cercas, currais e até uma residência, numa propriedade rural. O Corpo de Bombeiros não parou e apesar de todos os esforços, não conseguiu eliminar todos os incêndios.

Um vídeo mostra um homem colocando fogo numa vegetação conhecida popularmente como “mata do Picheck”. Ele coloca fogo na vegetação e sai de bicicleta. Câmeras de monitoramento registraram a ação do incendiário.

Há informações de que praticamente todos os incêndios tenham sido criminosos, o que reforçam as denúncias que chegam a redação de que há pessoas, cacoalenses incendiando pastagens e as áreas de preservação que foram consumidas por incêndios em 2024.

 

Do Governo de Rondônia  

Caminhão de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros

Os focos de queimadas seguem aumentando este mês em Rondônia. Até a primeira quinzena de agosto, foram 1.775 focos, superando o total registrado em julho, que foi de 1.618.

O número também já é maior do que o verificado em agosto de 2023, quando houve 1.715 focos de incêndio no estado. Os dados são da plataforma Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Além da questão ambiental, a fumaça que cobre Porto Velho (RO) e algumas cidades do interior, como Campo Novo (RO), traz consequências para a saúde e a rotina da população.

Pelo menos quatro voos tiveram que ser desviados para outras cidades, como Manaus (AM) e Cuiabá (MT), porque não havia condições para pouso no aeroporto de Porto Velho, devido à nuvem de fumaça.

A qualidade do ar, segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), plataforma desenvolvida pela Universidade Estadual do Amazonas, está entre muito ruim e péssima em todas as estações de monitoramento de Rondônia.

Para ser considerado de boa qualidade, o ar precisa medir entre 0 e 25 micrômetros por metro cúbico de ar. Dentro dessa escala, Porto Velho chegou a medir 259 pontos na medição de poluição do ar, e a cidade de Campo Novo registrou 305 pontos, o que coloca as duas cidades com níveis de poluição considerados péssimos.

 

Veja o vídeo dos incêndios registrados no último domingo, 25 de agosto:

 

Outras Notícias

Três pessoas são conduzidas para DPC após flagrante de caça e portes de arma e munição ilegal, em Ouro Preto, RO

O Minuto Notícia – Informação é Poder!



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário