Com o fim das eleições de Cacoal (RO), podemos criar um panorama completo sobre o total de votos no ano de 2024. Foram 50.596 eleitores Cacoalenses indo as urnas no último domingo, dia 6 de outubro.
Um aumento de 10% no número de eleitores em relação a 2020. Mesmo com esse avanço, segundo o TRE-RO, mais de 26% dos eleitores aptos a votar não estiveram presentes na eleição deste ano.
Mais de 2,1 mil, eleitores que foram votar em Cacoal, não quiseram escolher nenhum dos candidatos a prefeitura da cidade, quase 5% de todos os votos foram em branco ou nulos.
Os números mostram também coisas interessantes para o legislativo da Capital do Café, 12 vereadores foram eleitos e o PSD, partido do prefeito reeleito Adailton Fúria, ficou com 4 cadeiras na Câmara de Vereadores de Cacoal. Sozinho ele representa 33% dos votos para projetos e leis.
Os partidos que conseguiram duas cadeiras foram os Democracia Cristã e União Brasil. Agir, Republicanos, Partido Liberal e Avante, ficaram com apenas uma cadeira na nova conjuntura da casa de leis Cacoalense.
O prefeito reeleito deve ter aprovação garantida nos projetos propostos aos vereadores, já que somente uma cadeira vai pertencer a oposição a partir de 2025.
Outro detalhe que chama a atenção nos números das eleições municipais de Cacoal é a quantidade de votos que cada vereador eleito conseguiu nesta campanha.
Oito dos mais de 150 candidatos, conseguiram votos superior a 1 mil eleitores. Totalmente diferente do ano de 2020, em que somente um vereador eleito conseguiu mais de mil votos válidos, a época o ex-presidente da casa de leis mirim, João Paulo Pichek.
Veja Mais
O Minuto Notícia – Informação é Poder!