Em 2024, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil celebrou os 200 anos, de presença luterana em solo brasileiro. Esse marco histórico foi comemorado em uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Cacoal (RO), promovida pela Assembleia Legislativa de Rondônia.
O evento foi proposto e conduzido pelo deputado estadual Cássio Gois, que destacou a importância da Igreja Luterana no fortalecimento da paz, da segurança e na promoção de valores cristãos, tanto em nível local quanto nacional.
A sessão solene também celebrou, com voto de louvor, as personalidades que desempenharam um papel ativo nos 54 anos de atuação da instituição no estado de Rondônia.
A escolha de Cacoal, como sede para a homenagem, foi particularmente apropriada, pois a cidade sediará a Assembleia do Sínodo da Amazônia, reunindo representantes de comunidades luteranas de toda a região. Durante a sessão, 20 personalidades históricas foram homenageadas com o voto de louvor.
Claudina, presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Pimenta Bueno (RO), a primeira comunidade na Amazônia Ocidental fundada em 23 de julho de 1970, falou da satisfação em fazer parte dessa história.
E foi na casa do senhor Valdomiro Brandt, em 14 de junho de 1972, que foi celebrado o primeiro culto em Espigão do Oeste (RO). O pioneiro lembra o momento como se fosse hoje, como tudo aconteceu.
“O pastor havia vindo para visitar e conhecer os membros, mas nós o colocamos para trabalhar. Ele pensou que vinha fazer um levantamento e levar as informações, mas nós já realizamos um culto no outro dia”, disse.
Ao final da cerimônia, o deputado estadual Cássio Gois expressou seu agradecimento a todos os envolvidos na realização do evento e reforçou o compromisso de continuar apoiando a missão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em Rondônia.
Mais notícias
O Minuto Notícia – Informação é Poder!