A concessão de um trecho da BR-364, em Rondônia, para a iniciativa privada deu um passo importante no final de outubro de 2024. Com a aprovação da proposta pela diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), saiu o primeiro projeto do gênero no estado, que pretende melhorar substancialmente vários trechos, a princípio, da rodovia federal.
O edital do leilão está disponível desde o último dia 1º de novembro de 2024, no site da ANTT, enquanto a disputa ocorrerá na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no dia 27 de fevereiro de 2025.
O trecho em questão, abrange 721,07 quilômetros entre Porto Velho (RO) e Vilhena (RO), na divisa com o Mato Grosso. Este trajeto é um corredor estratégico para o agronegócio, conectando o oeste do Mato Grosso aos estados de Rondônia e Acre, e facilitando o escoamento de produtos para os portos da região Norte. “Hoje aprovamos mais um edital de licitação da BR-364 em Rondônia, a Rota Agro Norte”, destacou a ANTT.
A empresa vencedora terá a responsabilidade de gerenciar a infraestrutura e oferecer serviços de recuperação, manutenção, operação, ampliação de capacidade e melhorias ao longo da BR-364/RO.
Além da duplicação de 107,57 quilômetros de vias, o projeto inclui a construção de 190,59 quilômetros de faixas adicionais, 34,45 quilômetros de novos acessos e 17,79 quilômetros de vias marginais, conforme o cronograma do Ministério dos Transportes.
A privatização deste trecho da BR-364/RO representa uma oportunidade para melhorar a infraestrutura de transporte na região, impulsionando o desenvolvimento econômico e facilitando a logística para o agronegócio.
A expectativa é que as melhorias tragam benefícios significativos para a economia local e regional, ao mesmo tempo em que garantem um fluxo mais eficiente de mercadorias.
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