
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) de Cacoal vai realizar um dia especial de coleta de sangue neste sábado (26), das 8h às 20h, em Pimenta Bueno. O objetivo da ação externa é repor o estoque de sangue e dar oportunidade a quem não consegue doar durante os dias de semana.
Por mês, os hospitais da região utilizam, pelo menos, 600 bolsas de sangue, um número bem maior do que é doado pela população atualmente.
Segundo Tochiuqui Nakandakare, biomédico da Fhemeron em Cacoal, o estoque sempre está no limite ou abaixo e com a aproximação do feriado prolongado a preocupação é ainda maior. “É comum que as pessoas doem sangue apenas quando alguém próximo está precisando e depois não siga com o hábito de doar. Nós temos a preocupação, o desejo e a necessidade que os doadores se conscientizem que é necessário ser fidelizado. Você ter o hábito de doar sangue, homens de 2 em 2 meses no mínimo e mulheres de 3 em 3 meses”, explicou o biomédico responsável pela coleta de sangue.
Ação especial em Pimenta Bueno

Para incentivar as doações e ampliar os estoques de sangue, neste sábado, das 8h às 20h, será realizada uma campanha de coleta na FAP, em Pimenta Bueno. De acordo com o profissional, tradicionalmente, iniciativas como essa de coletas externas, dão um retorno significativo, com cerca de 150 a 200 bolsas de sangue coletadas, uma contribuição vital para o sistema de saúde.
Quer doar sangue? Então anote as dicas abaixo:
Leve um documento original com foto;
Esteja bem alimentado. Evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
Esteja bem hidratado, beba bastante água;
Tenha uma boa noite de sono, com, no mínimo, quatro horas de sono ininterruptas nas últimas 24h;
Não consuma bebida alcóolica nas 12h antes da doação. Isso causa desidratação no organismo;
Tem que ter um peso acima de 50kg;
Seja honesto na entrevista da triagem clínica. O objetivo é garantir que a doação seja segura para o doador e para quem for receber o sangue.
Leia Mais
Estoque baixo do banco de sangue em Cacoal, preocupa Fhemeron
O Minuto Notícia – Informação é Poder!