
A Prefeitura de Cacoal alerta os contribuintes sobre mais um golpe que está sendo aplicado por meio de e-mails falsos, nos quais golpistas utilizam indevidamente o nome do município. A Polícia Civil já está investigando o caso.
de Cacoal e envia um anexo com a suposta intimação. Para a pessoa saber do que se trata precisa fazer o download do arquivo em PDF. Esses links e anexos podem conter vírus ou programas maliciosos capazes de roubar informações pessoais e financeiras.
A Prefeitura alerta que não adota esse tipo de postura, enviando e-mails para notificações e que o ideal em caso de dúvidas é procurar o setor presencialmente.
A Polícia Civil de Rondônia faz um alerta à população sobre os cuidados com fraudes, principalmente envolvendo e-mails institucionais. O ideal é que não se clique em nenhum link desconhecido.
O delegado Edson Florêncio destacou que os golpes abrangem tanto as pessoas físicas, quanto as empresas. “Houve um aumento considerável no números de crimes cibernéticos. Os criminosos passaram a fazer uso da internet também para aplicar os mais diversos golpes. Os alvos dos fraudadores são tanto os consumidores, quanto às empresas dos mais diversos setores da economia, bancos, seguradoras”, salientou.
O delegado recomenda as pessoas a nunca clicarem nesses links ou anexos ou entrarem em contato com os números fornecidos nessas mensagens. “Jamais entrem em contato. Só entrem em contato através de números oficiais que a pessoa já tenha em sua agenda, com os números do advogado, sindicato ou associação”, acrescenta.
A Polícia Civil também orienta que os casos sejam registrados por meio de boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou ainda pela plataforma da Delegacia Virtual. Informações e denúncias também podem ser repassadas à polícia por meio do Disque Denúncia, no telefone 197. O sigilo do denunciante é garantido.
Leia Mais
Prefeitura de Cacoal alerta sobre “golpe” enviado via link por e-mail