Foi deflagrada nesta sexta-feira (17), a Operação Erva Daninha, que visa o combate de conflitos agrários decorrentes da invasão – pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP) – da Fazenda Morro Alto, área de aproximadamente quatro mil alqueires, pertencente ao ex-senador por Rondônia, Ernandes Amorim.
A operação é comandada pela Polícia Civil (PC), através das Delegacias Regionais de Ariquemes e Jaru, e com apoio operacional da Polícia Militar (PM) (8ºBPM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) (DEL03) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Rondônia (Sesdec), com o Núcleo de Operações Aéreas. A coordenação da operação é do delegado regional de Ariquemes, Dr. Rodrigo Camargo e do delegado Lucas Torres.
VEJA O VÍDEO FEITO PELA POLÍCIA CIVIL DE RO
mais informações
De acordo com a Polícia Civil, a ação foi realizada simultaneamente em seis municípios, sendo eles: Ariquemes, Monte Negro, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Campo Novo de Rondônia e Porto Velho. Ao todo foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão pela 1ª Vara Criminal de Jaru. Mais de 100 policiais foram mobilizados para a ação.
A investigação, segundo a PC, tem por objetivo elucidar inúmeros crimes, entre eles, esbulho possessório (quando alguém tem a posse de um bem tomada de forma injusta), crimes ambientais diversos (desmatamento ilegal, extração ilegal de minérios, etc), homicídio e tentativa de homicídio, porte e posse ilegal de armas de fogo, constituição de milícia privada e associação criminosa. Todos estes delitos decorrentes do conflito agrário na região.
VEJA IMAGENS