Rondônia, 25 de novembro de 2024
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A privatização da BR-364, em Rondônia que só vai beneficiar a empresa e mais ninguém; por Segundo News

Em fevereiro dos anos 1960, a BR-364 foi aberta no Norte do Brasil, ligando o Estado do Mato Grosso, Rondônia e Acre. Asfalto mesmo, só começou duas décadas depois.

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ACESSE: www.ominutonoticia.com.br

A rodovia federal é considerada uma das mais importantes do país, pois é responsável por ligar Estados do Norte ao Sul do Brasil. Ainda assim, a idosa estrada de 62 anos, é tratada de qualquer jeito, sem respeito e é palanque político desde a década dos anos 1980, quando se falava em pavimentação.

A partir do ano 2009, um então senador da república que ficou no mandato por 16 anos, disse para vários veículos de comunicação que seriam investidos meio bilhão (R$ 500 milhões) de reais na rodovia. Ele dizia inclusive, que a BR-364 seria toda duplicada. Eu disse que ele dizia: “toda duplicada”.

Ainda conforme esse senador, o Dnit teria mapeado e projetado todas as obras necessárias da rodovia no trecho de 720 km. Foi durante alguns anos, música para os ouvidos dos rondonienses essa informação, que ao que parece, é mentirosa, pois as obras nunca chegaram e agora a rodovia será privatizada.

Rodovia Federal é a única que liga o Norte ao Sul do Brasil.

A privatização virá de uma forma, que pelo menos para nós leigos, só beneficiará a empresa concessionária que assumir a BR-364. Ela terá cinco anos de carência para iniciar as obras de melhorias que são para ontem e nos primeiros cinco anos, dos trinta anos de contrato para explorar a rodovia, terá obrigação de fazer somente 15% dos 720 km entre Vilhena e Porto Velho, ou seja, 113 km, que correspondem entre os municípios de Jaru e Presidente Médici.

Desse jeito, qualquer pessoa poderia montar uma empresa e começar a explorar as sete praças de pedágio que serão instaladas ao longo da BR-364, entre Vilhena e Porto Velho.

Um senador rondoniense que tem empresa de ônibus, disse que um caminhão com até sete eixos, vai pagar R$ 1,4 mil (um mil e quatrocentos reais) para trafegar ida e volta nesse trecho.

Outra informação importante dada por ele, é que os veículos considerados leves, pagarão R$ 160, (cento e sessenta reais) no trecho ida e volta.

Acidente foi registrado e divulgado nas redes sociais.

Levantamento prévio, que não tem base cientifica, mas é informação de órgão de segurança, dá conta de que somente uma empresa mato-grossense possui 500 caminhões puxando soja todos os dias, entre 05h e 22h, sem contar as outras centenas de empresas dos mais diversos seguimentos de transporte terrestre que usam a rodovia.

Se num período de 24 horas todos os 500 caminhões dessa empresa passarem pela rodovia, a concessionária terá lucrado R$ 700.000 (setecentos mil reais), sem contar veículos leves e outros caminhões. Se todos os caminhões passarem os 365 dias do ano, a concessionária lucra somente com uma empresa R$ 255.500,000 (duzentos e cinquenta e cinco milhões de reais) em um ano. Só com uma empresa!

É um absurdo! Não sabemos que empresa/concessionária será está. Quem é o dono, como foi feita essa licitação, quem dos nossos representantes acompanhou todos os trâmites!

Ficou feio, parece que está direcionado e ninguém se importa com isto. Essa notícia vem em período eleitoral, ofuscada pelos holofotes das próximas eleições, que cegam os olhos dos nossos representantes que só pensam em retornar ao poder, galgar degraus na vida pública e mais nada!

Parte da bancada federal de Rondônia com o presidente Jair Bolsonaro

Onde estão os oito deputados federais e os três senadores de Rondônia? Esse é uma pergunta que não quer calar! Onde estão os nossos representantes na assembleia legislativa e câmara federal?

É hora de comprar óleo de peroba e passar na cara de pau, senhores políticos! Se o senador que é dono de empresa de ônibus não tivesse divulgado, estava tudo a boca-miúda, as escondidas, na surdina.

Vamos pagar mais caro pelo combustível;

Vamos continuar sendo onerados em tudo que passar pela rodovia;

Mais caro os mantimentos nas prateleiras dos supermercados;

Tudo o que for transportado pela rodovia, terá reajuste, por causa do pedágio;

Alguém está beneficiando uma empresa concessionária da rodovia, que tem obrigação de começar a investir de fato, a partir do quinto ano de contrato. Isso é inadmissível!

Um recado para os políticos, todos os políticos que são nossos representantes na ALE/RO e Congresso Nacional:

  • Gasta do seu dinheiro;

  • Usa o que é seu para fazer bonito;

  • Investe da sua renda, então;

  • Queima, joga fora, coloca no lixo, faz o que você quiser, com o que é seu;

  • Para de brincar com o erário público;

  • É erário, é público, não é seu, então respeita;

Quem contribui para a corrupção é assassino, homicida, bandido, ladrão e usurpador. Quem estiver na defesa desse tipo de contrato, não passa de cumplice de um contrato direcionado.

  • Não somos imbecis;

  • Nãos somos idiotas;

  • Não somos desprovidos de conhecimento;

  • Logo, não somos ignorantes;

  • Estamos sobre a maior jazida de diamantes do mundo;

  • Sabemos que alguns políticos e autoridades, entregam nossas riquezas da fauna, flora e minerais, para outros países;

  • Somos um Estado que já chegou a crescer 7% em um ano;

  • Nos respeitem!



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