O curso foi oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Cacoal através da Comissão da Mulher Advogada; 4º Batalhão da Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha; e da Polícia Civil de Rondônia, através da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher de Cacoal.
Todas as concluintes são mulheres, com alguma vulnerabilidade social, e que completaram todos os requisitos necessários à certificação. Ao todo, foram cursadas 160 horas curriculares entres os meses de abril a junho de 2024.
Algumas das alunas eram mulheres vítimas de violência doméstica, como é o caso de Teodora Araújo, mais conhecida como Dorinha, que sempre ajudou mulheres vítimas de violência doméstica até que ela virou vítima e precisou de ajuda.
Segundo Dorinha, o curso foi uma realização pessoal e o começo de uma nova história. “Esse curso pra mim é uma grande vitória. Não só pra mim, mas para todas as mulheres que receberam esse diploma. Foi um percurso de muitas lutas, mas a gente já veio calçada que não seria fácil, porém estamos aqui e vencemos mais essa etapa”, comemora a aluna.
Sobre o projeto
O Programa Nacional Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, instituído pela Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011, é parte integrante do Plano Brasil Sem Miséria e faz parte de um conjunto de ações que visam à consolidação das políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Outras Notícias
Motociclista colide de frente com automóvel e morre na RO-387, em Pimenta Bueno, RO