Em meio às turbulências que sacudiram Brasília nos últimos dias, o ex-deputado federal José Eurípedes Clemente, mais conhecido como Lebrão (União-Brasil), veio a público negar com veemência os rumores de que teria iniciado uma greve de fome após a cassação de seu mandato. Segundo ele, está “comendo bem” e com a saúde em perfeito estado — ao que tudo indica, apenas o apetite político sofreu corte brusco.
A declaração, emitida por meio de nota oficial da assessoria do ex-parlamentar, afirma que tais boatos são “infundados” e não partiram de nenhuma fonte ligada à sua equipe de comunicação. “Lebrão está bem, se alimentando regularmente e segue comprometido com o povo de Rondônia”, informou o comunicado, como quem tenta convencer não só os eleitores, mas também o próprio espelho.
A cassação do mandato de Lebrão foi oficializada pelo Ato da Mesa nº 209, datado de 29 de julho de 2025, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7.228-ED e 7.263-ED. As ações, movidas por partidos políticos, questionaram as regras de distribuição das chamadas “sobras eleitorais” — uma espécie de rebarba do sistema proporcional que, ironicamente, também tem alimentado disputas ferozes nos bastidores do poder.
Com a saída de cena de Lebrão, assume a cadeira na Câmara o suplente Rafael Fera (União Brasil), que herda não só a vaga, mas também a missão de tentar explicar ao eleitorado como um “ato administrativo” pode pesar mais do que um milhão de votos. Em tempos em que a política nacional se assemelha a uma série de suspense jurídico com pitadas de tragicomédia, nada mais natural que um capítulo comece com “boatos de greve de fome” e termine com um político reafirmando saúde de ferro.
O site O Minuto Notícia - Informação é Poder buscou informações diretamente nas fontes oficiais e reitera que, até o momento, nenhuma autoridade médica confirmou carência nutricional no ex-parlamentar. O único jejum confirmado até agora foi o da cadeira parlamentar. Leia Mais https://ominutonoticia.com.br/2025/07/camara-dos-deputados-cassa-mandato-de-lebrao-e-convoca-rafael-e-o-fera-como-novo-representante-de-rondonia/ O Minuto Notícia - Informação é Poder!