Rondônia, 19 de julho de 2024
O Minuto Notícia ×

Assista a entrevista ao vivo com o comandante do 4º BPM de Cacoal Ten Cel Baumann

Militar levou consigo o subcomandante Cap PM Nobre e o chefe da Comunicação Social SGT PM Fabiano. “Batalhão Excelência”.

Autor:
Logo após a entrevista, Ten Cel Baumann e o subcomandante Nobre registraram o momento

O programa Comando na TV, que vai ao ar ao vivo, das 11h45 as 13h15, de segunda, a sexta-feira, pela TV Suruí Cacoal, canal 15.1 HDTV, entrevistou o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar em Cacoal, Tenete-Coronel PM Baumann, que tem 34 anos.

Railinson Baumann Lopes, é Tenente-Coronel da Polícia Militar do Estado de Rondônia desde 2021. É Casado e tem uma filha. A família do militar é bastante conhecida no município, já que Baumann teve o início da sua carreira como oficial, no 4º BPM.

O comandante é natural de São Miguel do Guaporé (RO). É filho de militar. Seu pai, é Paulo Silas de Sousa Lopes e sua mãe é Vera Lúcia Baumann dos Santos Lopes.

Baumann tem curriculum impecável, com formação superior e pós-graduação em pelo menos três cursos superiores. É uma referência no que diz respeito a carreira militar. Muito aplicado.

Durante a entrevista, o comandante enfatizou a importância do policiamento ostensivo, as várias patrulhas e as três companhias dentro do batalhão, além de enfatizar ações que culminaram com recuperação de veículos, de objetos furtados e prisão de criminosos, inclusive de assaltantes e um homem acusado de homicídio, poucas horas após a prática dos crimes.

Foram dois blocos de entrevista, onde os dois comandantes foram confrontados com alguns números, especialmente do número de acidentes e de furtos e roubos, que aumentaram bastante em 2024.

 

Assista na integra, a entrevista, abaixo:

 

Mais sobre o comandante do 4º BPM de Cacoal

Ten Cel Baumann ao lado de Nelson Salim Salles e Cap PM Nobre

Railinson Baumann Lopes, Tenente-Coronel da Polícia Militar do Estado de Rondônia, ingressou no ano de 2009 no 1º Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Rondônia, realizado no próprio estado, em convênio com a Universidade Federal de Rondônia, com duração de 03 anos.

Principal experiência profissional

– Exerceu o comando do Pelotão de Choque e comandou a 1º e 2ª Companhia de Policiamento Ostensivo, todos do 4º Batalhão de Polícia Militar.

– Exerceu a função de Coordenador de Segurança de Instalação – CISI – no Centro Internacional de mídia – IBC/MC, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

– Coordenou o Curso de Habilitação de Oficiais de Administração do ano de 2018.

– Coordenou o Curso de Formação de Soldados PM no ano 2018/2019, Curso Cel Jorge Teixeira de Oliveira.

– Exerceu a função de Chefe Adjunto do Centro de Ensino da Polícia Militar.

– Exerceu o cargo de Assessor Técnico Institucional na Secretaria de Defesa e Cidadania – SESDEC.

– Respondeu pelo comando do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais.

– Coordenou o IV Curso de Operações de Choque PMRO no ano de 2021.

– Exerceu a função de Subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque.

– Exerceu o comando do 10º BPM, O Guardião da Zona da Mata.

Formação acadêmica

– Bacharel em Segurança Pública pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

– Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo.

– Pós-graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul.

– Pós-graduado em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera – Uniderp – LFG.

– Pós-graduado em MBA em Gestão de Planejamento Estratégico no Setor Público pelo Instituto Federal de Rondônia – IFRO.

Cursos e estágios frequentados:

– Curso de Formação de Oficiais da PMRO.

– Estágio de Instrutor de Técnicas Policiais em Dupla.

– Estágio de Capacitação em Defesa Civil: Sistema de Comando em Operações.

– Estágio de Abordagens e imobilizações.

– Curso de Pronto Atendimento Tático Operacional.

– I Curso de Operações de Choque realizado pela Companhia de Operações Especiais.

– Curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento do DFNSP – Grandes Eventos – 6º Edição.

– Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMRO.

– Estágio Professor Pesquisador, Conteudista e Tutor Ead.

Medalhas e condecorações:

1º colocado no Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar do estado de Rondônia no ano de 2011, condecorado com a Medalha Honra ao Mérito Cultural.

1º colocado no Curso de Operações de Choque realizado pela Companhia de Operações Especiais da Policia militar do estado de Rondônia no ano de 2013, condecorado com a Medalha Honra ao Mérito Cultural (Portaria nº 4370/2018/PM-CP5).

1º colocado no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Policia Militar do estado de Rondônia no ano de 2019, condecorado com a Medalha Honra ao Mérito Cultural.

Medalha “Mérito Policial Militar”, no ano de 2021, por ter prestado relevantes serviços à Polícia Militar de Rondônia.

Medalha “Mérito Batalhão Capitão Rui Luiz Teixeira”, no ano de 2021, em reconhecimento pelos valiosos serviços prestados ao 4º Batalhão de Polícia Militar.

Medalha Mérito “O Guardião da Zona da Mata”, como reconhecimento e recompensa aos policiais militares abaixo nominados, pelos valorosos serviços e contribuições prestados ao 10º Batalhão de Polícia Militar, no ano de 2022. (Portaria nº 4049 de 02 de junho de 2022).

Medalha Mérito Casa Militar, pelos relevantes serviços prestados a Casa Militar do Governo do Estado de Rondônia, no ano de 2022.

Medalha do Mérito “Governador Jorge Teixeira de Oliveira”, pelos relevantes serviços prestados à Segurança Pública do Estado de Rondônia, no ano de 2023. (Portaria nº 37 de 13 de janeiro de 2023.

Medalha Mérito Forte do Príncipe da Beira, como reconhecimento e recompensa pelos valorosos serviços e contribuições prestados à PMRO, no ano de 2023. (Portaria nº 8384 de 22 de novembro de 2023).

 

Nelson Salim Salles com informações do Comando na TV 



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário