A goleira Yasmim Pereira, do Botafogo, foi vítima de ofensas racistas e homofóbicas nas redes sociais, nos comentários de uma postagem da equipe feminina do Glorioso no Instagram. Em nota oficial, o clube repudiou o ocorrido e exaltou a trajetória da goleira com as cores da equipe.
Confira a nota na íntegra:
“O Botafogo de Futebol e Regatas repudia com veemência qualquer ato de racismo, homofobia ou discriminação de qualquer natureza.
Nesta quinta-feira, publicamos em nossos perfis oficiais do Futebol Feminino a renovação de contrato da goleira Yasmim Pereira.
Algumas horas depois, a atleta alvinegra relatou ter sido vítima de ataques racistas e homofóbicos por parte de supostos torcedores, motivados por sua aparência e orientação sexual.
Yasmim veste e honra a camisa alvinegra há cinco temporadas, sendo campeã pelo clube e somando 99 partidas oficiais, sempre com profissionalismo, dedicação e respeito à instituição.
O Botafogo está prestando todo o suporte necessário à atleta e seguirá firme em seu compromisso inegociável no combate ao racismo e a qualquer forma de discriminação, dentro e fora de campo. Não toleraremos atitudes que violem os valores do esporte, da igualdade e do respeito.
Reiteramos que racismo é crime e seguiremos juntos na luta contra toda forma de preconceito.
O clube apagou alguns dos comentários ofensivos feitos por rivais. Em resposta, torcedores e demais fãs apoiaram a goleira e celebraram a renovação. Mesmo com os posts censurados, a atleta postou em suas redes sociais uma dessas ofensas que chegaram até a sua caixa de mensagens.
“Cadê o teu cabelo idiota feia aqui é fogão mas não gostei do teu cabelo não idiota”, escreveu um torcedor. Com a onda de ofensas, Yasmim também se pronunciou em seu perfil pessoal.
Leia o pronunciamento na íntegra:
“Sobre oque postei do rapaz Primeiro agradecer as mensagens recebidas e diante mão também dizer que oq aconteceu cmg hoje, acontece com diversas pessoas no dia a dia e isso não pode ficar oculto. você não gostar de mim, do meu jeito, da minha aparência jamais vai te dar o direito de vir destilar teu ódio preconceito entre outras coisas… ja tomei as medidas cabíveis e que mais pessoas como eu faça oque precisa ser feito .
(Eu postei esse print, mais as coisas que ele me mandou são bem piores, falando não só da minha aparência como da minha sexualidade entre outras coisas) RESPEITO E BOM E TODO MUNDO GOSTA!
‘E se não doeu em você, não critique a dor do outro.'”