Conforme a Polícia Civil de Jaru (RO), sete furtos foram registrados, somente no início desta semana. O bairro com maior ocorrência e atuação dos ladrões, foi o setor 07.
Os larápios preferem objetos de valor como, assessórios do tipo joias, além de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Conforme as autoridades, nesta terça-feira, 13 de julho, foi registrado o furto de um televisor e um smartphone. Também houve registro do furto de alimentos, além roupas e outros objetos como, um narguilé.
Em conversa com uma autoridade, O Minuto Notícia apurou que o aumento do uso de drogas pode ser considerado o principal responsável pelos furtos. “Usuários de drogas, especialmente do tipo crack, que é altamente viciante e domina o usuário, que para conseguir uma pedra, é capaz de furtar e até roubar, sempre está como fator preponderante. É preciso políticas públicas para tratar pessoas dependentes das drogas, que é uma das principais causas do aumento de furtos, especialmente nos bairros mais periféricos”, disse.
Noutra fala, uma autoridade de segurança pública disse que os cidadãos precisam manter em casa o mínimo de segurança. “Além de não provocar o desocupado, deixando a mostra, a vista roupas, objetos de valor, calçados e nada que atraia o marginal, o bom é manter um sistema de monitoramento por câmeras. Não havendo essa possibilidade, o cachorro continua sendo um guarda indispensável”, concluiu.
Ainda conforme apurou o Jornal Eletrônico O Minuto Notícia, a maior parte dos furtos acontecem ‘por ocasião’. É que o larápio se aproveita ‘de oportunidades criadas pelos próprios moradores’, que deixam de ter cuidados básicos com a segurança das residências e ainda deixam a mostra objetos de valor, o que atrai o desocupado.