Uma águia foi capturada pelo Corpo de Bombeiros Militar após colidir com um caminhão na região de Jaru (RO). O resgate ocorreu já no município de Ariquemes (RO), depois que a corporação foi acionada para atender uma ocorrência inicialmente registrada como um possível acidente de trânsito em um posto de combustível às margens da BR-364.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ao chegar ao local, a equipe constatou que não havia colisão entre veículos. A situação envolvia, na verdade, a captura de uma ave de rapina de grande porte, posteriormente identificada como uma águia.
De acordo com o relato do caminhoneiro, o incidente aconteceu enquanto ele trafegava pela BR-364, no trecho que passa por Jaru. Durante o percurso, a ave atingiu o para-brisa do caminhão e, em seguida, passou por trás da carreta, ficando presa entre a cabine e a carroceria do veículo.

A presença do animal só foi percebida quando o motorista parou em um posto de combustível, já em Ariquemes. Pessoas que estavam no local notaram a ave presa à estrutura do caminhão e acionaram o Corpo de Bombeiros para realizar o resgate.
Utilizando técnicas apropriadas para esse tipo de ocorrência, a equipe garantiu a segurança dos militares, do condutor e do próprio animal. Após a captura, a águia foi retirada do caminhão sem ferimentos aparentes.
O destino do animal não foi informado, mas em situações semelhantes, o procedimento padrão prevê o encaminhamento aos órgãos ambientais responsáveis, que realizam a avaliação clínica e, quando possível, promovem a reintrodução do animal ao habitat natural.
Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!