Rondônia, 2 de maio de 2024
O Minuto Notícia ×

Baixo nível do rio Jaru provoca remanejamento de bombas captadoras da Caerd, nesta segunda, 29

Ano passado o nível do rio Jaru estava em 3,92 metros. Este ano está abaixo, segundo a Defesa Civil. Abastecimento está sendo setorial.

Autor:
Bombas de captação no rio Jaru. Nível provocou remanejamento. Fotos: Mikely Azevedo (Rede Amazônica)

A direção da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) confirmou nesta terça-feira, 30 de agosto, que o nível do rio Jaru poderá dificultar a coleta de água para os reservatórios, onde é feito o tratamento para posterior distribuição para a população.

Na segunda-feira, 29, já foi feito o remanejamento das bombas de captação, por causa da baixa profundidade do rio. “Ano passado – 2021 – o nível do rio Jaru nesta mesma época do ano era de 3,92 metros. Neste ano – 2022 – o rio está pelo menos 50 centímetros mais baixo”, confirmou um funcionário.

As informações são de que a Caerd, que já tem dificuldades para suprir o abastecimento nos Residenciais Jardim Primavera, Europa, Savana Park, Orleans, Luzia Abranches, além dos setores 06, 07 e 08, agora está promovendo o abastecimento de forma setorizada, ou seja, direcionando a água tratada setor, por setor do município, que tem mais de 50 mil habitantes.

Os servidores estão em alerta máximo, informou a direção local. Não houve comunicados oficiais por parte da empresa, alertando a população sobre racionamento de água tratada.

Baixo nível da água poderá provocar problemas no abastecimento de água tratada no rio. Foto: Mikely Azevedo (Rede Amazônica)


Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário