O mês de dezembro, marca o início da campanha “Dezembro Vermelho”, dedicada à conscientização e apoio às vítimas de AIDS/HIV em todo o país.
Em Cacoal (RO), a campanha começou com a presença da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), que elogiou o município pela atuação exemplar na área.
Segundo a responsável pela pasta no governo estadual, Cacoal é referência em todo o estado devido ao trabalho desempenhado.
O município conta atualmente com uma instituição pública mantida pela prefeitura, dedicada exclusivamente ao atendimento de pacientes com AIDS/HIV. Cerca de 500 pacientes recebem tudo o que precisam para o tratamento das doenças crônicas.
Uma das grandes vitórias da cidade é que, graças aos avanços científicos, mães contaminadas pelo vírus, não transmitem a doença para seus filhos durante a gestação.
A prevenção continua sendo o melhor remédio. Além do uso de preservativos, os moradores de Cacoal podem acessar gratuitamente um tratamento que, mesmo em casos de sexo sem proteção, permite a imunização contra o vírus.
A campanha “Dezembro Vermelho” reforça a importância da prevenção e do tratamento adequado, buscando reduzir o impacto do HIV/AIDS na comunidade e promover a saúde e o bem-estar de todos.
Leia Mais
Brasil em atenção contra Mpox: 2024 já supera 2023 no número de casos
O Minuto Notícia – Informação é Poder!