Rondônia, 25 de novembro de 2024
O Minuto Notícia ×

Cacoal está registrando até 12 casos de Covid-19 todos os dias, informou a Vigilância em Saúde

SEMUSA divulgou na semana passada novos dados doença no município e aproveitou para orientar a população sobre prevenção e cuidados necessários.

Autor:
Ivani Grooman – coordenadora de Vigilância em Saúde de Cacoal

Cacoal (RO), encerrou dezembro de 2022 com quase 1 mil casos de pessoas infectadas por Covid-19. Em 2023, esse número até o último dia 16, era de 150 casos, ou seja, 15% do total de casos no ano anterior.

A informação partiu da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), que alerta a população sobre os cuidados necessários, já que o município voltou a registrar entre 10 e 12 casos diários, neste mês de dezembro.

A coordenadora Ivani Gromann, que é coordenadora de imunização fez diversas recomendações para a população de maneira geral. “O número de casos registrados diariamente, é bastante inferior, se comparado aos registrados no ano passado – 2022 –, mas é preciso tomar as precauções e cuidados necessários para evitar o contágio e proliferação da doença”, pontou.

A coordenador lembrou que a vacinação contra gripe de abril de 2024, foi adiantada para este mês de dezembro, a fim de evitar a proliferação da doença, que chega com mais força no período chuvoso a região amazônica.

“É importante neste momento que as pessoas estejam com a vacina da gripe em dia, especialmente os grupos prioritários, que são: as gestantes, as puérperas, as crianças, idosos e as pessoas com comorbidades, além de profissionais de saúde. Com essa vacina em dia, focamos na vacina contra a Covid-19”, disse.

Grooman fez diversas ressalvas sobre a manutenção das medidas de prevenção. De acordo com ela, uma pessoa com suspeita de gripe, também deve fazer o uso da máscara, pois em grau elevado a gripe pode também matar.

A coordenadora fez questão de frisar que ao perceber sintomas como coriza, febre ou dor de garganta, a primeira orientação é procurar o Pronto Atendimento Municipal o (PAM).

 

Nelson Salim com informações de Aroldo Tavares



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário