MENU

Cacoal inicia nova campanha de vacinação contra a Influenza em novembro

Compartilhar:
Cacoal inicia nova campanha de vacinação contra a Influenza em novembro

A Secretaria de Saúde de Cacoal, em Rondônia, anunciou que uma nova campanha de imunização contra a Influenza, popularmente conhecida como gripe, terá início em novembro. A iniciativa, já autorizada pelo Governo Federal, visa reforçar a proteção da população, especialmente dos grupos considerados prioritários, após o município e o estado de Rondônia apresentarem baixas taxas de cobertura vacinal na campanha anterior.

Segundo a coordenadora de imunização de Cacoal, as doses do imunizante devem estar disponíveis para a população a partir do próximo mês. A campanha, assim como as anteriores, focará primeiramente na imunização dos grupos prioritários, que incluem: Pessoas com comorbidades Crianças Idosos Profissionais de saúde e educação Esse público-alvo representa cerca de 32 mil pessoas da Capital do Café. A nova campanha busca reverter o cenário da última vacinação, na qual Cacoal ficou significativamente abaixo da meta de imunização. A cidade vacinou apenas 54% do público-alvo, o que equivale a cerca de 17 mil pessoas. Ou seja, mais de 15 mil pessoas que deveriam ter recebido a dose não foram imunizadas. Apesar do índice baixo, Cacoal se destacou em relação à média estadual. Dados do DATASUS revelam que Rondônia imunizou menos de 49% do público-alvo na campanha anterior, ficando abaixo até mesmo da meta de 90% recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No ranking de doses aplicadas, Cacoal foi a terceira cidade do estado que mais registrou imunizações contra a Influenza, ficando atrás apenas de Ji-Paraná, que aplicou mais de 25 mil doses, e da capital Porto Velho, que registrou mais de 126 mil doses aplicadas.

A vacina contra a Influenza é a principal ferramenta para prevenir a gripe e suas complicações, que podem levar a quadros graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, em casos mais severos, ao óbito. A imunização, especialmente para os grupos de maior risco, é fundamental para reduzir a pressão sobre o sistema de saúde, evitando internações e sobrecarga de leitos. Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!