MENU

Cacoal sedia 7º encontro de secretários e viveiristas e destaca ações de recuperação ambiental

Evento reúne mais de 100 participantes e evidencia projetos sustentáveis como o viveiro municipal e recuperação de nascentes

Compartilhar:
Atualmente, o projeto já alcança 37 cidades parceiras e soma 28 viveiros estruturados nos moldes do existente 

O município de Cacoal (RO) foi palco, nos últimos dias, do 7º Encontro de Secretários Técnicos e Viveiristas, reunindo gestores públicos, técnicos e especialistas de diversas regiões com um objetivo em comum: fortalecer a gestão ambiental e ampliar a integração entre instituições públicas.

Com a participação de mais de 100 pessoas, o encontro consolidou-se como um espaço estratégico para troca de experiências e construção de políticas públicas voltadas à preservação ambiental. Entre os destaques da programação esteve a visita ao viveiro municipal de Cacoal, referência há décadas na produção de mudas e no apoio a projetos de recuperação florestal.

O evento também evidenciou a evolução de um projeto iniciado em 2021, que propõe a reversão de danos causados por crimes ambientais em benefícios diretos ao meio ambiente e à sociedade. À época, a iniciativa contava com a participação de 12 municípios. Atualmente, o projeto já alcança 37 cidades parceiras e soma 28 viveiros estruturados nos moldes do existente em Cacoal.

Idealizador do Projeto que já alcança mais de 30 municípios

Durante as discussões, gestores destacaram a urgência de medidas diante da crise climática global, com reflexos já sentidos na região amazônica. Episódios recentes, como a redução significativa do nível dos rios em cidades como Manaus e Porto Velho, foram citados como alertas concretos da necessidade de ações coordenadas e eficazes.

A programação incluiu ainda a visita técnica a uma nascente recuperada nos fundos do 4º Batalhão da Polícia Militar, resultado de um projeto conduzido pelo município. No local, os participantes puderam conhecer, de forma detalhada, todo o processo de recuperação ambiental, apresentado pelo coordenador da iniciativa. A área se tornou referência e passou a receber visitas de estudantes e membros da comunidade.

O encontro contou com representantes de mais de 30 municípios, reforçando o compromisso coletivo com a construção de políticas públicas eficientes voltadas à preservação dos recursos naturais. A integração entre poder público, técnicos e sociedade civil foi apontada como essencial para enfrentar os desafios ambientais e garantir sustentabilidade às futuras gerações.



Nelson Salles da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!


Junte-se ao Nosso Grupo! Receba notícias em primeira mão

Faça parte do nosso grupo WhatsApp.

Entrar Agora →