Preparado puro, ou mesmo acompanhado com qualquer outra iguaria, o cafézinho está sempre presente na mesa do brasileiro e do cacoalense, é claro.
O café é uma bebida fundamental para muita gente, especialmente nos períodos da manhã e no finalzinho da tarde. Há quem diga que gosta de café o tempo todo, inclusive a noite, mas vale lembrar que o café pode tirar o sono, afinal, é energia pura.
A reportagem da TV Allamanda Cacoal, canal 13.1 digital, foi em busca de pessoas que trabalham com café e também daquelas que amam a bebida, além de a considerarem indispensável.
Neste dia 24 de maio, é comemorado o “Dia Mundial do Café 2023” e o Brasil tem muito a celebrar. Atualmente, conforme levantamento feito pelo repórter Aroldo Tavares, somos o maior produtor e exportador de café do mundo, além de sermos o segundo maior consumidor de café em nível mundial.
Muito desse potencial, é decorrente dos avanços ocorridos nos cafezais do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rondônia. Para 2023, por exemplo, a safra de café foi estimada em cerca de 54 milhões de sacas.
Cacoal, cidade conhecida como a Capital do Café, também celebra títulos do melhor café produzido na Região Norte do Brasil. A produção local é ainda, destaque em concursos que avaliam a boa qualidade grão, aromas e sabores do café artesanal, robusta e conilon, especialmente.
A reportagem conversou com empresários do ramo cafeeiro, a dona de uma cafeteria, funcionário público, ou seja, no Dia Nacional do Café, ouvimos o morador da capital rondoniense do café.
Assista a reportagem na íntegra, abaixo:
Veja Também
Preço do café conilon 450 defeitos, não passa de R$ 610 reais a saca na região de Cacoal, RO