
O calendário do PIS/PASEP para 2025 foi divulgado e os pagamentos terão início no dia 17 de fevereiro, realizados pela Caixa Econômica Federal. A tabela foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e, de acordo com o Ministério do Trabalho, 25,8 milhões de trabalhadores serão beneficiados.
Os pagamentos começam em fevereiro para os nascidos em janeiro e seguem até agosto para os nascidos em novembro e dezembro, conforme o calendário divulgado pela Caixa. Os beneficiários têm até o dia 27 de dezembro para realizar o saque.
O abono salarial é pago pela Caixa Econômica Federal no caso do PIS e pelo Banco do Brasil no caso do PASEP. Preferencialmente, o pagamento é feito com crédito em conta corrente ou em conta digital. O saque também pode ser realizado nos terminais de autoatendimento e lotéricas.
Em 2025, receberão o abono os trabalhadores contratados com carteira assinada em 2023, por no mínimo 30 dias, e com remuneração de até dois salários mínimos. Além disso, é necessário estar inscrito no programa do PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.

O valor do abono é calculado proporcionalmente ao tempo de trabalho formal no ano-base, que neste caso é 2023. No entanto, é utilizado o salário mínimo vigente no ano de pagamento, que em 2025 é de R$ 1.518,00. Portanto, quem trabalhou por 12 meses no ano-base receberá o valor integral agora. Se o trabalhador atuou formalmente por apenas parte do ano, o valor será proporcional. Para calcular o valor exato, multiplica-se o número de meses trabalhados pelo valor de R$ 126,50, que corresponde a 1 mês de trabalho.
Esse abono salarial pode ser um importante complemento financeiro para quitar dívidas, investir ou realizar planos. É uma ajuda significativa para muitos trabalhadores que contam com esse benefício para equilibrar suas finanças.
Leia Mais
O Minuto Notícia – Informação é Poder!