A Justiça de Rondônia condenou o caminhoneiro que atropelou uma mulher que participava de um ato contra as eleições presidenciais de 2022 na BR-364, em Cacoal (RO). Ele deve responder por tentativa de homicídio duplamente qualificada.
Na ocasião, o motorista avançou com o caminhão contra um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que contestavam o resultado da eleição. Um vídeo feito no momento do acidente também mostra a carreta arrastando lonas que eram usadas nas barracas e várias pessoas correndo assustadas (veja acima).
Conforme informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros à Rede Amazônica na época, a vítima, de 53 anos, recebeu os primeiros socorros no local do acidente e foi encaminhada ao Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) com um corte na cabeça.
Os jurados entenderam que o acusado assumiu o risco de causar a morte e utilizou meio que resultou perigo comum para as diversas pessoas que estavam no local. O homem foi condenado a 4 anos e 2 meses de reclusão, em regime inicialmente semiaberto. Ele ficou preso preventivamente por um ano.
Os jurados reconheceram uma causa de diminuição de pena, considerando as circunstâncias que antecederam o crime: o caminhão do acusado foi cercado por manifestantes e apedrejado.
Conforme a defesa do acusado, mas não obteve retorno até a última atualização dessa matéria.