MENU

Campanha Lixo Zero mobiliza Cacoal para descarte correto de resíduos eletrônicos

Ação acontece no dia 27 de março, de 2026, na Praça Municipal, com participação gratuita da população e empresas

Compartilhar:
1774388770_3576bb13f230447be3f1.jpg
A proposta também chama atenção para um problema recorrente do descarte inapropriado, ilegal e imoral do lixo eletrônico.

A população de Cacoal (RO) terá uma oportunidade importante para dar o destino correto a resíduos eletrônicos que muitas vezes acabam esquecidos em casa ou descartados de forma inadequada.

A campanha Lixo Zero será realizada na próxima sexta-feira, dia 27 de março, com ponto de coleta na Praça Municipal, no centro da cidade. A reportagem é de Fernanda Bonilha, com imagens do cinegrafista e editor Flávio Junior, para a TV Suruí Cacoal, canal 15.1.

A ação tem como objetivo recolher materiais como pilhas, celulares, teclados, monitores, carcaças de computadores e outros equipamentos eletrônicos sem uso. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a CDL, a empresa Esperian, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), a Prefeitura de Cacoal e o Sebrae.

De acordo com a representante da CDL, Valdinéia, tanto moradores quanto empresas podem participar da campanha, que terá início às 8h30 e seguirá até 13h30. Todo o material arrecadado será encaminhado para descarte adequado, com responsabilidade ambiental.

1774388823_a64fdf0eb31b1163d404.jpg
Valdinéia Brito, representa a Câmara de Dirigentes Logistas de Cacoal.

A proposta também chama atenção para um problema recorrente: o descarte incorreto de resíduos eletrônicos no lixo comum, especialmente pilhas e baterias, que contêm componentes químicos capazes de contaminar o solo e os recursos hídricos.

Atualmente, o município ainda não possui um ponto fixo para esse tipo de descarte, o que reforça a importância de iniciativas como essa. Segundo os organizadores, há articulações em andamento para viabilizar coletas periódicas, garantindo uma solução contínua para o problema.

A participação é gratuita, e basta que a população leve os materiais até o local no horário indicado. A recomendação é aproveitar a oportunidade para reunir tudo aquilo que já não tem mais utilidade e contribuir com a preservação do meio ambiente.





Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!

Junte-se ao Nosso Grupo! Receba notícias em primeira mão

Faça parte do nosso grupo WhatsApp.

Entrar Agora →