Rondônia, 25 de novembro de 2024
O Minuto Notícia ×

Carlos Magno anuncia desistência de pré-candidatura e vai defender frente única em Ouro Preto do Oeste

A última eleição que Carlos Magno disputou foi à candidatura ao Senado Federal em 2018, pelo PP, eleição em que obteve 163.859 votos. Em 2022, ele não conseguiu assegurar uma legenda que permitisse sua candidatura, sem surpresas de última hora no ato da Convenção.

Autor:
Carlos Magno e Ivo Cassol, juntos na última campanha eleitoral. Foto: Nelson Salim Salles

O ex-prefeito, Carlos Magno, que já governou Ouro Preto por dois mandatos (96-2000 e 2001-2004), ex-deputado federal e ex-deputado estadual pelo município, após seis meses de articulação política de pavimentação de sua pré-candidatura a prefeitura deve anunciar no fim da tarde desta terça-feira (05/03) em uma reunião a sua desistência do páreo aos aliados das siglas aglutinadas em torno de seu nome.

Esse compromisso, de finalizar o ciclo de encontros políticos com dirigentes de legendas e lideranças em Ouro Preto do Oeste, iniciado em meados de dezembro do ano passado, Carlão deixou explicito que dia 5 de março se posicionaria em definitivo.

A última eleição que Carlos Magno disputou foi à candidatura ao Senado Federal em 2018, pelo PP, eleição em que obteve 163.859 votos. Em 2022, ele não conseguiu assegurar uma legenda que permitisse sua candidatura, sem surpresas de última hora no ato da Convenção.

No mês em que as negociações e acomodações em legendas partidárias se afunilam, o ex-prefeito que passou por um transplante de fígado e tem a saúde debilitada, coloca à frente a sua condição de saúde em primeiro lugar, e recua momentaneamente a sua pré-candidatura.

Atualmente exercendo o cargo de Secretário Municipal de Agricultura na prefeitura da capital Porto Velho, Carlos Magno tem uma agenda com rotina extensa. Desde que iniciou a andança política visando o pleito de 2024, Nos finais de semana ele vem para sua base e percorre regiões do município de Ouro Preto do Oeste e se reúne com lideranças, e visita amigos e correligionários.

No entanto, ele sempre deixou claro também a sua condição de saúde para enfrentar o processo eleitoral, e sobre essa questão ele se manifestou na manhã de hoje: “Primeira coisa é sobre a situação do meu transplante, das minhas condições de saúde pra enfrentar uma gestão pública com tantas adversidades, com tantas demandas, e em razão também da minha idade, dos acompanhamentos e do tratamento que eu tenho periodicamente os quais terei de me submeter”, iniciou sua justificativa Carlos Magno, que vai completar 66 anos em junho.

 

Imagem do ex-prefeito em discurso na Câmara em 2002. Imagem: Arquivo Correio Central

Segundo Carlos Magno, a sua desistência não significa que ele ficará ausente do processo eleitoral deste ano.

“Por minha vontade eu seria novamente candidato, eu tentaria me reeleger a prefeito, mas tenho minhas limitações e a orientação médica de que o recuo faz parte da melhoria da minha qualidade de vida. Mas eu estou pronto a contribuir com qualquer candidatura que se apresentar, e qualquer liderança que possa surgir com elo de aliança que represente a renovação”, deixa em aberto.

 

Um dos legado de Carlos Magno foi a construção do canal do igarapé Ouro Preto, que determinou o crescimento da cidade na virada da decáda dos anos 90, de 96 a 2000, e de 2000 até 2004. – IMAGEM: Arquivo Correio Central

O ex-prefeito afirmou que vai defender a abertura política no município por mais representatividade fora do âmbito municipal, e por renovação no quadro de representantes políticos:

“Eu acho que cumpri com a missão sendo prefeito do município oito anos fazendo o que eu fiz por Ouro Preto. Segundo: é preciso que abra politicamente espaço em Ouro Preto do Oeste pra que gente nova possa participar do processo eleitoral porque o município morreu politicamente, a representatividade de Ouro preto é zero hoje em nível de estado e isso tem dificultado o desenvolvimento do município no seu dia a dia”.

Por fim, Carlos Magno assegurou que não vai deixar de se envolver no processo político das eleições de 2024, e pretende manter seu posicionamento de fazer frente à oposição a atual gestão em Ouro Preto do Oeste: “Precisava de uma abertura de gestão, uma valorização do servidor, a conclusão dessas obras de importância imensa pra o município que é a conclusão desse canal do igarapé Ouro Preto, pra evitar mais enchentes, mais óbitos. A questão do esgotamento sanitário que é uma obra de estrutura de grande valia pra melhorar a qualidade de vida, saneamento é uma questão de saúde”, pontua.

“Essa é a hora, se o cidadão quer mudança tanto na prefeitura quanto na Câmara. A oportunidade do eleitor, o voto é o que prevalece a continuidade ou não de quem está à frente dos mandatos. Nós vivemos num país democrático aonde todos tem o direito de questionar, de debater, e o eleitor escolher seus representantes, e deve participar  para depois não pode ficar só reclamando”, concluiu.

FUTURO POLÍTICO

Carlos Magno não revela qual será seu futuro político, mas apontou que é a soma da força política que faz com que o município se desenvolva, lembrou que Ouro Preto do Oeste que já teve três deputados estaduais em uma única legislatura, mais do que nunca carece de representante congressista, e se coloca como um possível pré-candidato nas eleições de 2026.

 

Durante a construção do canal. a população atravessava a Avenida Daniel Comboni e a XV de Novembro em pontes improvisadas. IMAGEM: Arquivo Correio Central

“É preciso haver sangue novo pra que as coisas possam ser renovadas também em termos de gestão pública municipal. Agora, eu também futuramente, pela minha estatura política, posso galgar algum cargo no legislativo pra que possa realmente contribuir mais com o município de Ouro Preto do Oeste”, disse.

“Eu tenho uma vida pública de muito trabalho e dedicação que me habilita para uma candidatura futura que eu possa estar representando o município e contribuindo para estarmos crescendo com investimentos. Sem depender apenas de representantes de outros municípios que podem vir a fazer alguma promessa que possa não acontecer”, finalizou Magno.

 

A Praça da Liberdade foi a última grande obra que finalizou a construção do canal do Igarapé Ouro Preto

Fonte: www.correiocentralro.com.br



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário