MENU

Chá anti-inflamatório ajuda a proteger o fígado e melhorar a digestão

Chá feito com planta comum ainda tem propriedades antioxidantes e ajuda a controlar os níveis de colesterol. Veja como preparar a bebida

Compartilhar:
Chá anti-inflamatório ajuda a proteger o fígado e melhorar a digestão

Rica em fibras, vitaminas e minerais, a alcachofra (Cynara scolymus) é uma planta comestível originária do Mediterrâneo e utilizada na culinária como hortaliça. Apesar de sua parte carnuda, localizada na flor, ser a mais popular nas cozinhas, as folhas do alimento também possuem propriedades medicinais, sendo muito consumidas por meio de chá.

As folhas da alcachofra concentram compostos bioativos anti-inflamatórios e antioxidantes importantes para a saúde do fígado. Entre eles, se destacam a cinarina, ácido clorogênico, luteolina e a silimarina.

“Esses compostos auxiliam na proteção do fígado, na digestão de gorduras e no controle de colesterol”, afirma a nutricionista Cynara Oliveira, supervisora do Departamento de Nutrição Hospitalar do Hospital Santa Lúcia Sul, em Brasília.

A cinarina ainda tem papel importante para o sistema digestivo, estimulando a produção da bile, favorecendo a digestão e reduzindo sintomas como inchaços e gases.

Para obter o efeito esperado, o consumo do chá de alcachofra deve estar associado a uma boa rotina alimentar e à prática regular de exercícios físicos. Benefícios do chá de alcachofra Melhora a digestão: O chá estimula a produção da bile, auxiliando a quebra de gorduras alimentares e aliviando a indigestão e gases. “O chá de alcachofra também reduz sintomas como inchaço e desconfortos estomacais”, explica o professor de nutrição Leandro Rodrigues da Cunha, da Universidade Católica de Brasília. Protege o fígado: As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes protegem o fígado de danos e melhoram seu funcionamento. Cunha revela que a infusão fortalece as células do órgão, mesmo em casos de esteatose (gordura no fígado). Controle do colesterol: A cinarina e a luteolina estimulam a produção e eliminação da bile pelo fígado, impedindo a absorção de colesterol. Antioxidantes presentes na bebida ainda ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no corpo, promovendo a saúde hepática. Ação antioxidante e anti-inflamatória: Através das propriedades antioxidantes, o chá ajuda no combate de radicais livres, protegendo as células contra danos e estresse oxidativo. Já as propriedades anti-inflamatórias diminuem a quantidade de processos prejudiciais ao organismo, promovendo a melhora do bem-estar geral. Como preparar o chá de folha de alcachofra Ingredientes: 1 colher de chá de folhas secas de alcachofra; 1 xícara de água. Modo de preparo: Aqueça a água até quase ferver e adicione as folhas secas de alcachofra. Desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por cerca de 10 minutos para evitar escape dos compostos voláteis. Por fim, coe e beba ainda morno. Contraindicações da bebida Pessoas com pedras na vesícula, obstrução biliar ou alérgicas a plantas da família Asteraceae, como camomila, margarida e dente de leão, devem evitar o consumo do chá. É recomendável que grávidas, gestantes e crianças procurem orientação profissional antes de aproveitar os benefícios da infusão.

Cynara lembra que o chá de alcachofra não substitui tratamentos médicos e deve ser utilizado com cuidado. “A infusão pode ser uma aliada natural para a saúde do fígado e digestão, mas sozinha não faz milagres”, finaliza a profissional.