MENU

Chuvas intensas e alagamentos elevam riscos de choques elétricos à população

Especialistas alertam para cuidados redobrados durante temporais e áreas alagadas para evitar acidentes fatais.

Compartilhar:
Chuvas intensas e alagamentos elevam riscos de choques elétricos à população

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informa que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está atuando sobre Rondônia e provoca chuvas intensas em todo o estado. A previsão indica acúmulo de até 100 milímetros de chuva por dia, o que eleva significativamente os riscos de alagamentos, queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia e descargas elétricas.

Diante desse cenário, a Energisa intensifica os alertas à população sobre os cuidados necessários durante o período chuvoso, especialmente no que diz respeito à segurança com a rede elétrica.

Alagamentos intensificam riscos de choques elétricos

Nesta época do ano, com o aumento do volume de chuvas, as alagações tornam-se mais frequentes, principalmente em locais onde os sistemas de drenagem não conseguem suportar a quantidade de água. Por isso, a Energisa reforça as orientações de segurança para evitar acidentes elétricos.

“A água é condutora de eletricidade. Por isso, todo cuidado é fundamental para evitar riscos de choques elétricos”, explica Jucilene Dias, coordenadora de Segurança da Energisa Rondônia.

Em situações de risco de alagamento dentro de casa, a orientação é desligar imediatamente o quadro geral de energia (disjuntor) para evitar curto-circuito e choques elétricos. Caso o nível da água atinja o quadro de energia, é indispensável entrar em contato com a Energisa para solicitar o desligamento do ramal de serviço.

Jucilene reforça ainda outras dicas importantes de segurança:

  1. Retire da tomada todos os aparelhos eletrônicos e elétricos, mas não manuseie equipamentos com as mãos ou os pés molhados.
  2. Se as paredes internas da residência estiverem úmidas, não utilize as tomadas instaladas nesses locais, pois podem causar choques e danificar os aparelhos.
  3. Não utilize elevadores durante enchentes, pois eles podem ficar presos entre andares ou inundar. O ideal é que estejam com a energia desligada e sem acesso à caixa, que pode conter água eletrificada.
  4. Não realize serviços como instalação ou manutenção de antenas em locais com risco de exposição a raios. Em caso de chuva, não instale, desligue ou remova o equipamento. Se a antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.
  5. Não suba em postes para se proteger.
  6. Durante a chuva, evite permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas e praias. Também não fique próximo ou debaixo de árvores, postes, estruturas metálicas, mastros ou locais elevados.
  7. É importante estar atento, pois a água pode estar em contato com cabos elétricos expostos. Nessas situações, procurar um local seguro e seco é sempre a decisão mais correta.

Jucilene alerta que, independentemente de estar chovendo ou não, o mais seguro é manter distância da rede elétrica. “Em caso de fio de energia caído ou de árvore sobre a rede elétrica, não se aproxime e comunique imediatamente a distribuidora de energia pelos canais de atendimento”, conclui.

Em caso de emergência ou qualquer problema relacionado à rede elétrica durante o período chuvoso, a população pode entrar em contato pelos seguintes canais:

  1. Call Center: 0800 647 0120
  2. Aplicativo Energisa On (Android e iOS)
  3. WhatsApp (Gisa): (69) 99358-9673
  4. Site: www.energisa.com.br

Rondoniagora.com