MENU

Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em Rondônia

Esse fenômeno transporta grande quantidade de umidade da Amazônia e do oceano, favorecendo chuvas frequentes e, em alguns momentos, de forte intensidade, principalmente durante o verão.

Compartilhar:
Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em Rondônia

Chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento devem marcar o início da semana em Rondônia. O cenário é provocado pela atuação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026, associada à passagem de uma frente fria, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A ZCAS é um sistema meteorológico caracterizado por uma extensa faixa de nuvens carregadas que se forma entre as regiões Norte e Sudeste do Brasil. Esse fenômeno transporta grande quantidade de umidade da Amazônia e do oceano, favorecendo chuvas frequentes e, em alguns momentos, de forte intensidade, principalmente durante o verão.

O Inmet mantém alerta de chuva intensa válido até a noite de quarta-feira (7). A previsão indica volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a até 100 milímetros por dia. Também há previsão de ventos fortes, com rajadas que podem alcançar 100 km/h.

Segundo o instituto, os temporais oferecem risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e ocorrência de descargas elétricas. A partir desta terça-feira (6), a tendência é de chuva ao longo de todo o dia em Rondônia, com períodos de maior intensidade e possibilidade de grandes volumes em curto espaço de tempo.

Além de Rondônia, a ZCAS também influencia o tempo em estados como Acre, Amazonas, sul do Pará, Tocantins, Goiás e São Paulo. Já na Região Sul do país, o tempo deve permanecer mais firme, com menor ocorrência de chuvas, devido à atuação de um sistema de alta pressão.

FONTE/CRÉDITOS: noticiasurgentes