A prefeitura de Presidente Médici (RO), divulgou um vídeo em sua página oficial, onde mostra o secretário municipal da Semat Fábio Lopes, conversando com o produtor Antônio Resende, que é proprietário de um sitio as margens da BR-429, altura do km-12.
O vídeo inicia mostrando uma plantação de milho, que foi feita com a contribuição – ajuda – da Patrulha Agrícola Mecanizada, que pertence aos quadros da Semat.
Antônio Resende destaca que o milho está plantado numa área de 5 hectares e que cada uma delas, poderá produzir até 120 sacas. A cotação do milho em Rondonópolis, estado do Mato Grosso, é de R$ 81 por saca nesta semana. Somente nos 5 hectares, há expectativa de colher 600 sacas de milho.
“Quando se tem ajuda, vai adiante. Só nos braços, eu com 73 anos seria difícil né?! Mas com a ajuda da secretaria e o esforço da prefeitura, nós chegamos até aqui”, diz senhor Antônio mostrando a lavoura de milho.
Senhor Antônio vai utilizar toda a produção de milho para tratar das galinhas, que cria no sistema “capirão”, ou seja, soltas, pastando num cercado grande, o que proporciona uma carne mais firme, mais saborosa e para alguns, de mais qualidade também.
Conforme o chefe da Semat Fábio Lopes, senhor Antônio é um exemplo do que a agricultura familiar proporciona. “Apesar dos seus mais de 70 anos, continua trabalhando e com a ajuda da administração municipal, poderá produzir mais ainda”, enfatizou.
Nelson Salim Salles