Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) realizaram operação na região de Ariquemes (RO) recentemente, resultando na’desarticulação de um grupo de criminosos ambientais’ que explorava a floresta nativa da região, realizando desmatamento e o corte de árvores centenárias.
Conforme a PMA, foram apreendidos quase 300m³ (trezentos metros cúbicos) de madeira em toras e nove veículos utilizados no crime ambiental, entre caminhões, tratores e uma caminhonete.
Com a ajuda de um drone, os policiais ambientais conseguiram visualizar a ação dos criminosos e constatar o dano ambiental. Foi a partir daí que chamaram reforços para apoiar na operação. A tecnologia contribuiu para que a PMA fizesse levantamento de todas as informações no local e chegasse surpreendendo os responsáveis.
Estiveram na ação uma equipe de fiscais da SEDAM (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental), além do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER/RO) responsável pelo apoio logístico as equipes e também para o transporte dos veículos e madeiras apreendidas.
Conforme a Polícia Ambiental, o desmatamento provoca diversos transtornos na biodiversidade, inclusive afetando todos os seres vivos e mudanças climáticas.
Nelson Salim Salles/O Minuto Notícia com imagens da PMA-RO