O Partido Novo em Rondônia, deu um passo estratégico na reorganização de seu projeto político com foco nas eleições de 2026. Em meio ao processo de reestruturação da sigla no Estado, a legenda convidou oficialmente o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Braguin, para colocar seu nome à disposição como pré-candidato ao Governo do Estado.
À frente desse movimento está o vereador Lucas Follador, do Novo de Ariquemes, que vem se consolidando como uma das principais lideranças da legenda em Rondônia, mantendo diálogo direto com a direção nacional e com a executiva estadual do partido.
O trabalho envolve a montagem das nominatas para deputado estadual e federal, além da construção de uma chapa majoritária considerada competitiva para 2026, na qual o nome preferido para a disputa ao governo é o de coronel Braguin.
Segundo Lucas Follador, o diálogo com o comandante da Polícia Militar não é recente e ocorre há algum tempo, diante do desempenho do oficial à frente da corporação em todo o Estado. Para o vereador, o momento exige lideranças técnicas, firmes e comprometidas com resultados concretos.
“Estamos vivendo um momento em que a segurança pública é prioridade absoluta para a população. O coronel Braguin reúne experiência em gestão, firmeza na defesa da lei, espírito de serviço e resultados concretos. Ele tem princípios muito alinhados com o Novo, como eficiência na gestão, responsabilidade com o dinheiro público e tolerância zero com a corrupção e com o crime organizado”, afirmou.
Follador ressalta que o convite foi feito com responsabilidade e visão de longo prazo, pensando em um projeto de Estado e não apenas em uma disputa eleitoral. “Por isso, fizemos esse convite com responsabilidade, pensando em Rondônia e no futuro do Estado”, completou.
No processo de construção desse movimento político, Lucas Follador participou de reuniões com a Executiva Nacional do Novo e com lideranças da sigla em Brasília, entre elas o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS). Os encontros reforçaram o convite ao comandante da Polícia Militar de Rondônia e alinharam o discurso de renovação defendido pelo partido.
“Rondônia, assim como o Brasil, precisa de lideranças com coragem para enfrentar privilégios, fazer gestão técnica e respeitar o dinheiro do pagador de impostos. O coronel Braguin tem histórico de serviço, disciplina e resultados na segurança pública”, destacou o vereador.
O movimento sinaliza o fortalecimento do Novo em Rondônia e a intenção da legenda de disputar o pleito de 2026 com um projeto pautado em gestão técnica, combate à corrupção e foco em áreas consideradas sensíveis para a população, como a segurança pública.