Rondônia, 8 de maio de 2024
O Minuto Notícia ×

Criança de 9 meses engasgada é salva por policiais militares de Espigão do Oeste, RO

Pais e vítima moram na zona rural da cidade e se deslocavam para o hospital municipal, quando decidiram parar no 2º Pelotão da Polícia Militar.

Autor:
A manobra foi essencial para salvar a vida da criança.

No fim de semana, três policiais militares lotados no 4º Batalhão, 2º Pelotão da Polícia Militar em Espigão do Oeste (RO), salvaram a vida de uma criança de nove meses, que estava engasgada.

A família é moradora da zona rural do município, distante em torno de 4 km da zona urbana. A decisão por acessar o pátio do 2º PEL/PM Espigão, se deu enquanto levavam a criança para o hospital municipal.

Foi neste momento que a Guarnição de Serviço composta pelo sargento David, sargento Galdino, cabo P. Campos e cabo Sílvio, comandados pelo sargento Luciano, atendeu a família, que estava com o pisca-alerta ligado e desesperados, já que a criança estava sem respirar a aproximadamente 10 minutos.

O treinamento dos policiais militares possibilitou o salvamento da menina de 9 meses. Um dos militares em específico, tem treinamento na área de saúde.

O sargento Galdino, habilitado no Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, identificou que a criança estava com as vias aéreas obstruídas e de imediato iniciou os procedimentos de primeiros socorros, realizando a “Manobra de Heimlich”, utilizada neste tipo de emergência, para desobstruir as vias aéreas da criança.

A manobra foi feita com sucesso e a criança foi salva. Os pais ficaram muito agradecidos e a informação da ação heroica dos militares ecoou em vários canais de informação.

A importância do treinamento dos militares, a prontidão na tomada de decisões, culminaram no sucesso da missão dada de forma emergente e urgente.

A manobra foi essencial para salvar a vida da criança.

 

Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.

 

Nelson Salim com informações do 4º BPM



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário