MENU

Defesa Civil diz que não choveu em Cacoal, mas vídeos mostram granizo no Greenville

Registros divulgados pelo jornalista Mateus Afonso contrariam a informação atribuída ao órgão municipal. Enquanto a Defesa Civil afirma que não houve chuva, imagens mostram pedras de gelo e serviços na rede elétrica após relatos de ventania.

Compartilhar:
1791500200_77dd663e130988f19dae.jpg
Defesa Civil diz que não choveu em Cacoal, mas vídeos mostram granizo no Greenville

A chuva pode até não ter aparecido nos registros da Defesa Civil de Cacoal, mas ao que mostram vídeos divulgados pelo jornalista Mateus Afonso, ela não pediu autorização ao órgão municipal para cair. Imagens registradas no bairro Greenville, na saída para Porto Velho, mostram o que aparenta ser uma precipitação de granizo, enquanto outros registros apresentam equipes da concessionária Energisa trabalhando na rede elétrica após relatos de fortes ventos no município.

A situação ganhou contornos curiosos depois que a Defesa Civil, procurada pela imprensa, teria afirmado que sequer choveu em Cacoal. A declaração, conforme relatada à reportagem, contrasta com os registros apresentados pelo jornalista, que mostram condições meteorológicas bem diferentes daquelas descritas pelo órgão.

No Greenville, as imagens divulgadas por Mateus Afonso mostram pedras de gelo, características de uma ocorrência de granizo. Em outro registro, o repórter apresenta equipes da Energisa realizando serviços que, segundo as informações recebidas, envolveriam a substituição de postes prejudicados pela ventania.

É justamente nesse ponto que surge a pergunta inevitável: se não choveu, como explicar os registros de granizo? E, diante dos relatos de ventania e dos serviços realizados na rede elétrica, quais ocorrências foram efetivamente identificadas e acompanhadas pela Defesa Civil?

1791500215_5bd39ac6bfce8a32207b.jpg
A própria Energisa Rondônia já havia apresentado, em agosto de 2026, seu plano de contingência para o período de tempestades

Afinal, enquanto a população registra o que acontece nas ruas, espera-se que o órgão responsável pelo acompanhamento de situações de risco tenha informações capazes de esclarecer os acontecimentos — e não de ampliar as dúvidas.

A ironia da situação é que, aparentemente, o mau tempo resolveu passar por Cacoal sem constar na informação repassada à imprensa. O granizo, pelo visto, também não recebeu o comunicado de que não deveria estar ali.

A ocorrência merece esclarecimento, especialmente porque episódios de ventania, chuva intensa e granizo podem representar riscos à população, à circulação de veículos, às residências e à rede de distribuição de energia elétrica.

A própria Energisa Rondônia já havia apresentado, em agosto de 2026, seu plano de contingência para o período de tempestades, destacando que, nos meses de setembro e outubro, aumentam os riscos de rajadas de vento capazes de provocar danos à rede elétrica e a estruturas de distribuição.

Mais do que uma divergência entre uma declaração e imagens divulgadas nas redes sociais, o episódio levanta uma questão importante sobre o acompanhamento das condições meteorológicas no município.

Não se espera que a Defesa Civil controle a chuva. Espera-se, no mínimo, que consiga esclarecer quando e onde ela aconteceu.






Da Redação do O Minuto Notícia

Vídeo

Junte-se ao Nosso Grupo! Receba notícias em primeira mão

Faça parte do nosso grupo WhatsApp.

Entrar Agora →