MENU

Deputados de Rondônia assinam emenda que pode adiar fim da escala 6x1 e geram forte reação nas redes sociais

Proposta apresentada no Congresso Nacional prevê que o segundo dia de descanso semanal só passe a valer a partir de 2036; deputado Rafael Fera afirma que assinatura em apoio à medida teria ocorrido sem seu conhecimento.

Compartilhar:
1779451057_350c858e1a6842d9c90d.jpg
Rafael É O Fera, Fernando Máximo, Thiago Flores e Lúcio Mosquini

Uma movimentação envolvendo deputados federais de Rondônia, provocou intensa repercussão nas redes sociais após a divulgação de uma emenda relacionada ao debate sobre o fim da escala 6x1, atualmente em análise no Congresso Nacional. A proposta original prevê a redução gradual da jornada de trabalho para 36 horas semanais, garantindo dois dias de descanso ao trabalhador sem redução salarial.

Entretanto, a emenda assinada por parlamentares rondonienses propõe que o segundo dia de folga semanal passe a vigorar apenas a partir do ano de 2036. Entre os nomes que aparecem apoiando a medida estão Lúcio Mosquini (PL), Coronel Chrisóstomo (PL), Fernando Máximo (União Brasil) e Thiago Flores (União Brasil).

WhatsApp-Image-2025-03-21-at-08.51.55.jpg
Coronel Chrisóstomo (PL)

A situação gerou críticas de trabalhadores e internautas, principalmente porque a proposta alternativa também abre margem para ampliação da jornada semanal por meio de acordos individuais ou coletivos. Segundo informações do site Rondoniovivo, a alteração poderia permitir jornadas superiores a 52 horas semanais em determinados casos.

O debate ganhou ainda mais força após o deputado federal Rafael Fera, do Podemos, ser apontado em grupos de WhatsApp como apoiador da medida. Diante da repercussão negativa, o parlamentar utilizou as redes sociais para negar apoio à proposta e afirmou que sua assinatura teria ocorrido por iniciativa de um assessor técnico de seu gabinete, sem sua autorização.

1779451083_4822c5d72405c8c74d09.jpg
A nota do Fera

Em nota pública, Rafael Fera declarou que não compactua com qualquer medida que prejudique os trabalhadores brasileiros e reforçou ser favorável ao fim da escala 6x1. O deputado afirmou ainda que determinou a retirada imediata da assinatura assim que tomou conhecimento do caso.

“Quero ser absolutamente claro: não compactuo e nunca compactuarei com qualquer medida que prejudique o trabalhador brasileiro. Pelo contrário, minha posição é pública e inabalável — sou contra o aumento de jornada e a favor do fim da escala 6x1”, afirmou o parlamentar.

O episódio intensificou o debate político em torno das condições de trabalho no país e ampliou a pressão popular sobre os parlamentares federais, especialmente em estados onde o tema ganhou forte mobilização popular nas plataformas digitais.



Nelson Salles da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!


Junte-se ao Nosso Grupo! Receba notícias em primeira mão

Faça parte do nosso grupo WhatsApp.

Entrar Agora →