Rondônia, 19 de abril de 2025
O Minuto Notícia ×

Dia Mundial do Autismo: Evento em Cacoal reforça a importância da inclusão

Esse ano, o tema da campanha é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.

Autor:
“A concentração começou a partir das 18h, reunindo profissionais do Centro do Autismo, pais e comunidade em geral.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), pretende ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância da inclusão. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) revela que 1 em cada 30 crianças no Brasil possui TEA. Esse ano, o tema da campanha é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”. Ação de mobilização será realizada em frente à prefeitura.

Para comemorar a data, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado em Autismo irá promover uma ação de conscientização em frente à prefeitura. O objetivo é informar as pessoas e combater o preconceito contra o Transtorno do Espectro Autista. “A concentração começou a partir das 18h, reunindo profissionais do Centro do Autismo, pais e comunidade em geral. O objetivo é trazer visibilidade para o tema debatendo assuntos como a inclusão social e o respeito às pessoas com autismo e seus familiares. Toda população está convidada”, destacou o diretor do Centro Especializado, Valdemir Lucas de Souza.

Nesta quarta-feira, durante a concentração em frente à prefeitura, uma equipe do CRAS estará no local para tirar dúvidas e também scanear os documentos para a confecção da carteirinha

Pela legislação brasileira, a pessoa autista é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, garantindo direitos como prioridade em filas e atendimento preferencial. Em Cacoal, a porta de entrada do atendimento e acolhimento às pessoas com TEA acontece pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Temos uma equipe que oferece esse suporte às famílias que quando recebem o diagnóstico ficam sem saber onde procurar ajuda. Aqui no Cras damos entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC), damos entrada no CadÚnico e também fazemos a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA, que facilita a identificação de pessoas com TEA, além de garantir atenção integral a serviços essenciais”, explica a coordenadora do Cras, Thayná Folle.

O documento é confeccionado é confeccionado no município desde 2021. De lá pra cá, mais de 200 carteirinhas já foram confeccionadas. Nesta quarta-feira, durante a concentração em frente à prefeitura, uma equipe do CRAS estará no local para tirar dúvidas e também scanear os documentos para a confecção da carteirinha.

“É importante levar os documentos originais do comprovante de endereço, tipagem sanguínea, documentos pessoais da criança e do responsável e o mais importante, o laudo médico”, conclui Thayná.

Nesta quarta-feira, durante a concentração em frente à prefeitura, uma equipe do CRAS estará no local para tirar dúvidas e também scanear os documentos para a confecção da carteirinha

Leia Mais

Dia do autismo: desafios da inclusão escolar e da alfabetização

 

O Minuto Notícia – Informação é Poder!

 




Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário