MENU

Diretor da FBAC visita APAC de Cacoal

Modelo inovador mantém índice de reincidência criminal em Cacoal entre os mais baixos do país

Compartilhar:
Diretor da FBAC visita APAC de Cacoal

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Cacoal, localizada no bairro Teixeirão, tem sido um exemplo de sucesso no processo de ressocialização de apenados. A unidade registra uma das menores taxas de reincidência criminal do Brasil, menos de 2%. Dos mais de 100 condenados que passaram pela associação nos últimos nove anos, apenas dois voltaram a cometer crimes, um número significativamente inferior à média nacional, que varia entre 37% e 42%, de acordo com estudos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do Gappe-UFPE.

Diante desses resultados impressionantes, a APAC de Cacoal recebeu nesta semana uma visita especial: o senhor Valdeci Ferreira, renomado especialista em métodos de recuperação de apenados e grande referência nacional e internacional no modelo APAC. Valdeci, que veio de Minas Gerais, tem uma trajetória marcada por iniciativas bem-sucedidas na humanização, disciplina e reintegração social de condenados.

A metodologia aplicada na APAC de Cacoal se baseia na valorização da dignidade e na reinserção dos apenados na sociedade de maneira produtiva. Atualmente, 16 condenados fazem parte da associação, onde a autossuficiência é um dos pilares do projeto. A produção de alimentos, como hortaliças e criação de animais, garante a alimentação dos internos. Além disso, os trabalhos em funilaria, confecção de calçados de couro, metalurgia e produção de móveis de madeira geram recursos financeiros para manter a entidade funcionando.

O sistema APAC tem mostrado que a ressocialização pautada pelo respeito, disciplina e trabalho resulta em benefícios tanto para os apenados quanto para a sociedade, reduzindo a criminalidade e promovendo a transformação de vidas. A visita de Valdeci Ferreira reforça o reconhecimento da unidade como um modelo promissor no cenário nacional de reintegração social. Leia Mais https://ominutonoticia.com.br/dicas-para-sair-da-rotina-e-salvar-o-relacionamento/ O Minuto Notícia – Informação é Poder!

Junte-se ao Nosso Grupo! Receba notícias em primeira mão

Faça parte do nosso grupo WhatsApp.

Entrar Agora →