A disparada do dólar frente ao real sacudiu o mercado da soja ontem, não só no Brasil, mas também na Bolsa de Chicago, onde os futuros da oleaginosa intensificaram as perdas e vão concluindo a sessão recuando quase 30 pontos entre os principais vencimentos.
Perto de 16h30, a moeda americana disparava mais de 4%, testando os R$ 5,40 diante das declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as contas do país.
O petista disse que seu governo vai mudar alguns conceitos nesse país. Muitas coisas que são consideradas como gasto nesse país, seu partido passará a considerar como investimento.
Ainda de acordo com Lula, por é preciso cortar gastos, é preciso fazer superávit, é preciso fazer teto de gastos e no seu governo, será diferente. Isso assustou o mercado em todo o mundo.
Os investidores responderam de maneira diferente a que o petista pensava. Enquanto Lula falava não só o dólar subia forte, como o Ibovespa recuava de forma expressiva, também com mais de 3% de baixa.
Lula ainda voltou a afirmar que ninguém pode falar de responsabilidade fiscal com ele, que ninguém pode dizer que nesse país tem alguém mais responsável do que ele.
A situação econômica do país entrou em parafuso, mostrando que na verdade, o mercado não apoia as ideias astronômicas e consideradas irresponsáveis pela maioria, do presidente eleito, no Brasil.
O Minuto Notícia – Informação é Poder/Notícias Agrícolas