MENU

Disputa entre Lucas e Spielberg por Indiana Jones 4

Trama do filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal foi alvo de discussões entre George Lucas e Steven Spielberg.

Compartilhar:
Disputa entre Lucas e Spielberg por Indiana Jones 4

Lançado em 2008, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal entrou para a história da franquia não apenas por marcar o retorno do personagem após quase duas décadas, mas também por provocar uma das maiores polêmicas entre fãs e críticos.

O quarto filme da saga dividiu opiniões ao apostar em escolhas criativas consideradas ousadas, especialmente a introdução de elementos ligados a extraterrestres. A ideia fugia do tom mais místico e arqueológico dos capítulos anteriores.

A controvérsia foi tão grande que envolveu até Steven Spielberg. O diretor chegou a admitir, em cenas de bastidores exibidas no DVD do filme, que tinha resistência à ideia. Como tinha explorado o tema nas produções E.T. e Contatos Imediatos do Terceiro Grau, ele achava que havia feito tudo o que podia com extraterrestres.

Em conversa com George Lucas, produtor do filme, os dois concordaram sobre inserir esses personagens na trama e tomaram a decisão vista nas telonas.

“É, acho que você tem razão, não devemos ter extraterrestres em Indiana Jones. Sabe, tem uns cientistas dizendo que podem existir outras dimensões, então esses não serão extraterrestres, serão de outra dimensão“, afirmou o produtor na conversa.

Mesmo com a decisão, o filme teve um número alto de arrecadação e não foi um fracasso de crítica. O longa arrecadou mais de US$ 790 milhões em bilheteria mundial e soma 77% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, site que agrega críticas de cinema e televisão.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal será exibido na Sessão da Tarde desta sexta-feira (2/2).

Por Camilla Germano