
A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco 2), em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), cumpriram nove mandados de busca durante a 2ª fase da Operação Escudo de Cinzas.
Conforme a Polícia Civil, a operação de combate às queimadas e crimes ambientais no estado, concentrou desta vez em duas madeireiras e os seus respectivos sócios e responsáveis técnicos.
A 2ª fase da Operação Escudo de Cinzas, recebeu o nome de “Alectra”, fazendo alusão a um gênero botânico cujas plantas são conhecidas por seu comportamento parasitário.
Ainda conforme a investigação da Sedam, as empresas de laranjas atuavam sem documentação legal, retirando recursos florestais de maneira ilegal, impactando de forma direta e grave o meio ambiente no município de Machadinho do Oeste (RO).
A Polícia Civil através dos agentes da Draco 2, iniciou uma investigação que revelou um esquema criminoso envolvendo o uso de “laranjas” para a abertura de empresas de fachada.
De acordo com o que apurou a Polícia Civil, as empresas laranjas eram utilizadas por terceiros para comercialização de madeira obtidas por meio de extrações ilegais sem origem comprovada, contribuindo para o desmatamento predatório na região.
Nove mandados de busca e não há informações de prisões, mas confirmação de autuações. Mais detalhes dessa operação, conforme a Polícia Civil divulgar.
Veja Mais
Caso Antonieli Nunes tem novos desdobramentos da Justiça em Pimenta Bueno
O Minuto Notícia – Informação é Poder!