
O dia começou movimentado em Cacoal (RO), por causa da Operação Caríbdis, nome em referência ao monstro devorador marinho da mitologia grega que criava um turbilhão com o objetivo de destruição de navios no estreito de Messina na Itália. Segundo a mitologia, Caríbdis era responsável por sugar e destruir tudo a sua volta de forma extremamente feroz.
Três servidores da Secretaria Municipal de Planejamento foram visitados pelos delegados, logo as 06h, da manhã. Ainda conforme a Polícia Civil, a ação se estendeu também para a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), onde dois fiscais do efetivo e um comissionado, são investigados.
A ação também culminou em medida cautelar de afastamento das funções públicas dos servidores efetivos investigados no caso, imediatamente.
Conforme a Polícia Civil, as investigações tiveram início no começo de 2024 e apontam para prática dos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa, corrupção passiva e crime funcional contra a ordem tributária.
Ainda conforme as investigações, o esquema que envolvia os servidores, cobrava valores para facilitar licenças de construção e também manipulavam avaliações de imóveis, reduzindo o valor do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), causando enormes prejuízos ao erário.
Durante as buscas, documentos, computadores e celulares, que serão analisados pela Polícia Civil, por meio da DRACO2, foram apreendidos.
A operação contou com o apoio do Ministério Público do Estado de Rondônia (Promotoria de Cacoal), Delegacia Regional de Polícia de Cacoal, da Gerência de Administração e Finanças (GAF) da Polícia Civil e do Departamento de Polícia do Interior (DPI).
Outras Notícias
Foragido da Justiça é preso suspeito de furto de motoneta em Cacoal, RO