MENU

Dublador de Chuck Norris e Os Simpsons, José Santana morre aos 83 anos

O artista, que chegou a trabalhar como locutor de rádio, iniciou sua carreira aos 15 anos e mudou para dublagem na década de 1970

Compartilhar:
Dublador de Chuck Norris e Os Simpsons, José Santana morre aos 83 anos

Morreu, aos 83 anos, no domingo (7/9), José Santana, após anos dando sua voz a personagens de Chuck Norris, Danny Glover e Os Simpsons. A notícia foi confirmada através de perfis dedicados a dublagem nas redes sociais.

O profissional também dublou Brian Cox (Logan Roy em Succession), Danny Trejo (Tio Machete em Pequenos Espiões), Carl Lumbly (Isaiah Bradley em Capitão América) e Hector Elizondo (Jon Flint em Um Tira da Pesada). Mais personagens Outros personagens marcantes de José Santana foram Willie Tanner (o pai em ALF, o ETeimoso), DOC (Todo Mundo Odeia o Chris), Grande Maester Mellos (A Casa do Dragão), Homem Meteoro (Galaxy Trio), Duke (Comandos em Ação – G.I. JOE), Starscream (Transformers G1), Gork (Hora da Aventura), Leão da Montanha (Zé Coméia), Shere Khan (Mogli — O Menino Lobo), Coringa (Batman do Futuro), Makintaro e Shachi (Yu Yu Hakusho), Amos Diggory (Harry Potter), diretor Seymour Skinner e Tony Gordo (Os Simpsons) e Thel ‘Vadam / Árbitro (Halo 3 e Halo 5).

Os fãs do especialista também podem acompanhar sua participação no desenho Super Amigos, onde interpretou a famosa frase: “Enquanto isso na sala da justiça…”.

Carreira

José Santana iniciou sua carreira aos 15 anos como locutor esportivo, de corrida de cavalos e radioator, na Rádio Agulhas Negras, em Resende (RJ). Nos anos 60, fez parte dos contratados das Rádio Relógio, Rádio Eldorado e Rádio Guanabara.

Dez anos mais tarde, no início dos anos 1970, integrou o elenco de profissionais da Rádio Nacional e fez participações na programação da TV Tupi do Rio de Janeiro.

Já em 1972, o artista passou a fazer dublagens e, quarto anos mais tarde, foi escolhido como diretor de dublagem na Herbert Richers. Em seguida, até o início dos anos 2000, ele foi para o canal de filmes por assinatura Telecine. Por Fábia Oliveira