Rondônia, 21 de maio de 2024
O Minuto Notícia ×

Encontro entre pioneiros é realizado no distrito de Tarilândia

O professor e escritor jaruense Elias Gonçalves, está escrevendo o livro “A Biografia dos Distritos de Jaru”. Ele destacou o momento como memorável.

Autor:
Durante o encontro, os pioneiros relembraram momentos marcantes da história local

Aconteceu no último domingo (04), nas dependências da residência de um dos pioneiros de Tarilândia, Luiz Alves de Meiras, um encontro entre alguns moradores mais antigos da localidade. Além de Luiz Alves de Meiras, a reunião contou com a presença de Sebastião Amaro Pereira, Fortunato Neto, Ademir José da Silva, Leonildo Baratatela, Paulo Rodrigues, Elias Ramalho, Valmor Machado, Claudionor Vieira de Melo – filho de Pedro Vieira de Melo, um dos doadores para a formar a parte urbana de Tarilândia e nome de uma das principais escolas do distrito – e a esposa dele, Maria Rosária do Nascimento Melo.

Durante o encontro, os pioneiros relembraram momentos marcantes da história local, uma vez que alguns deles chegaram à região na década de 1970 e outros nos anos 1980. No caso específico do pioneiro Sebastião Amaro, o mesmo chegou à região na década de 1970 e conhece como poucos o período dos seringais na localidade que posteriormente passou a se chamar Tarilândia.

 

 

Todas as pessoas que participaram do encontro possuem uma forte ligação com a construção histórica contemporânea do – hoje – distrito de Tarilândia. Elias Ramalho e Paulo Rodrigues são responsáveis pela parte urbana de Tarilândia ter sido construída onde está atualmente, pois, atendendo a uma solicitação de Paulo Rodrigues, ambos foram até Pedro Vieira de Melo, ainda na década de 1980 para conversarem a respeito da construção da vila que à época ainda nem tinha nome. Valmor Machado e Luiz Meiras, ao lado de Geraldo Bianchini (professor aposentado – que não foi possível obter contato para convidá-lo), são pioneiros na área educacional e também possuem um importante trabalho prestado em Tarilândia e Região. Fortunato Bernardo Neto atuou como secretário durante muitas reuniões realizadas pelo saudoso Izaltino Lopes de Andrade (1932-2018) e conhece como poucos, os bastidores da história de Tarilândia antes mesmo de ser definido o nome da localidade.

 

O encontro promovido na residência de Luiz Meiras foi bastante proveitoso. Além dos pioneiros citados anteriormente, participaram da solenidade, o professor Adilson Rodrigues Oliveira que estava acompanhado do pai dele, o também pioneiro de Tarilândia, Paulo Rodrigues, além do escritor jaruense, Elias Gonçalves, que, por estar escrevendo o livro “A Biografia dos Distritos de Jaru”, participou do memorável momento na condição de convidado especial.

Por causa da pandemia, todos fizeram o uso de máscara durante o tempo em que estiveram reunidos e só retiraram o item de uso obrigatório nos dias atuais, na hora de registrar a foto oficial do encontro.

 

 

 

Fonte: Assessoria



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário